plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
BENEFÍCIOS

Veja como fica seu 13º salário, FGTS e INSS na pandemia

Advogado explica como ficam os cálculos para os trabalhadores afetados pela Medida Provisória.

Imagem ilustrativa da notícia Veja como fica seu 13º salário, FGTS e INSS na pandemia camera Funcionários que tiveram contratos de trabalho suspensos ou redução de jornada e de salário devem atentar para as mudanças nos valores dos benefícios. | Divulgação

O 13º salário é um benefício garantido aos trabalhadores que possuem carteira assinada e que estão sob o regime da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Este ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, os cálculos referentes ao benefício merecem atenção redobrada dos brasileiros afetados pela Medida Provisória 936 (Lei 14.020/2020), que permitiu a suspensão de contrato de trabalho e a redução de jornada e de salário.

A principal mudança, de acordo com o advogado especialista em direito previdenciário e trabalhista, Humberto Costa, refere-se aos contratos suspensos, já que impede que o trabalhador faça o recolhimento do INSS e o depósito do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). “Já para o funcionário que teve contrato de jornada reduzida, terá apenas uma redução no valor do benefício”, esclarece.

Concurso do IBGE: portaria confirma edital com 6.500 vagas

Ainda segundo o advogado, é importante atentar quanto aos cálculos do benefício para quem teve o contrato suspenso ou jornada reduzida. Isso porque, na primeira situação, o trabalhador terá a perda do avo do mês em que houve a suspensão de contrato.

“O cálculo se baseia no valor bruto do salário, dividido por doze e, o resultado, multiplica-se pelo número de meses que a pessoa trabalhou. Porém, neste cálculo não entrará o período em que o funcionário não trabalhou, ou seja, que o contrato estava suspenso. Para aqueles que tiveram a jornada reduzida, continuam com os mesmos cálculos, sem impacto”, explica.

A primeira parcela do benefício, entretanto, já foi paga no começo do ano para muitos trabalhadores. Contudo, para o recebimento da segunda parcela, é importante que o funcionário esteja atento para descontos consideráveis.

LEI

A Lei 14.020/2020 também impacta no FGTS e na soma do tempo para a aposentadoria, já que as empresas não serão obrigadas a fazer o recolhimento durante o período de suspensão do contrato de trabalho. Costa explica que, quem teve a suspensão do contrato não terá direito ao FGTS e ao INSS. E quem teve a jornada de trabalho reduzida será afetado com o valor do recolhimento, que será menor.

Outubro Rosa da Pró-Saúde empodera pessoas e leva didatismo às redes sociais

Em relação ao INSS, para aqueles que tiveram contratos suspensos, não terão direto ao recolhimento nos meses da suspensão e isso impactará na aposentadoria. “Se a pessoa estava prestes a se aposentar, terá que esperar mais um tempo, pois não terá o período suspenso computado. Em relação à redução da jornada de trabalho, o impacto será no valor, que pode ser menor e a pessoa poderá fazer a complementação do recolhimento previdenciário”, explica o advogado.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias