plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
RECONHECIMENTO

Professora paraense conquista premiação nacional na área da história

Wania Alexandrino, docente de UFOPA venceu premio Capes de Tese

Imagem ilustrativa da notícia Professora paraense conquista premiação nacional na área da história camera Paraense foi a única premiada da região norte no concurso. | Acervo Pessoal

Uma educadora paraense conquistou o reconhecimento nacional e ganhou o Prêmio Capes de Tese - Edição 2020, ao falar sobre a relação entre índios e soldados na capitania do Pará, na primeira metade do século XVIII.

O trabalho foi desenvolvido pela professora do curso de História da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Wania Alexandrino Viana, ao lado do orientador, o também professor Rafael Ivan Chambouleyron, levaram a melhor após apresentarem a tese “Gente de Guerra, fronteira e sertão: índios e soldados na capitania do Pará (primeira metade do século XVIII)”, cujo trabalho desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Pará (PPHIST/UFPA).

A tese foi a vencedora do Prêmio Nacional Capes, ao lado de outras 49 teses contempladas em diferentes áreas, num total de 1.421 trabalhos feitos em todo o país, número considerado recorde pela organização, além de representar um número histórico de premiação voltado para o público feminino, onde 24 profissionais do sexo feminino figuraram entre as vencedoras, número considerado recorde.

“Foram cinco anos de pesquisas realizadas em diversos acervos documentais do Brasil e em arquivos portugueses por meio de bolsa, realizado em Lisboa. Foram várias teses e eu fui contemplada com o prêmio na área de história, sendo a única no norte do Brasil e com isso, fortalece o trabalho de pesquisa na Amazônia”, destaca a vencedora do prêmio, Wania Alexandrino.

A premiação será virtual devido a pandemia da covid-19, onde na ocasião, os dois professores vão receber suas referidas premiações.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias