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VIDA SAUDÁVEL

Outubro Rosa da Pró-Saúde empodera pessoas e leva didatismo às redes sociais

De acordo com a entidade filantrópica, para explicar câncer de mama ao grande público, estratégia de comunicação levou em conta dados de acesso das pessoas às redes sociais pelo celular

Imagem ilustrativa da notícia Outubro Rosa da Pró-Saúde empodera pessoas e leva didatismo às redes sociais camera Profissional registra pergunta de paciente do Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém (PA), para a campanha Outubro Rosa. | Reprodução

O câncer de mama é o tipo que mais mata mulheres no Brasil. Um caminho eficiente para reduzir as mortes e evitar que brasileiras fiquem doentes, é a dupla prevenção e diagnóstico precoce.

A prevenção foca em dicas de saúde que buscam evitar que as pessoas desenvolvam câncer. A detecção precoce busca saber, o quanto antes, se a doença já existe — aumentando as chances de cura.

Se a solução eficiente para evitar a doença ou aumentar as chances de cura é de conhecimento da maioria das pessoas, por que, então, a taxa de mortalidade do câncer de mama no Brasil não para de crescer, conforme mostra o Instituto Nacional de Câncer (INCA)?

“A conscientização de que é preciso ter hábitos de vida saudáveis e realizar todos os anos o autoexame preventivo e a mamografia ainda têm pouca adesão entre as mulheres brasileiras”, observa Fernando Paragó, diretor corporativo Médico da Pró-Saúde.

Diante desse contexto, a Pró-Saúde, uma das maiores entidades filantrópicas de gestão hospitalar do país, decidiu mudar o foco de sua campanha anual do Outubro Rosa.

“A proposta da campanha deste ano é enxergar o problema com os olhos dos pacientes, entender suas dúvidas e angústias neste processo de adesão à prevenção. Por isso, gravamos com um celular pessoas fazendo perguntas sobre o câncer de mama e pedimos para que médicos respondessem às dúvidas”, explicou Paragó.

A ideia é levar os questionamentos do público a sério e responder as questões de forma didática, empoderando as pessoas com informação. “Em cada região do país há diferentes crenças populares. Com a atuação nacional da entidade, precisamos considerar as questões regionais e passar informações de forma clara. Por isso, escolhemos o formato de vídeo, que é rápido e de fácil entendimento”, complementa o diretor.

O conteúdo da campanha será compartilhado nas redes sociais da entidade, como Facebook, Instagram e Youtube (inserir hiperlink das páginas), ao longo do mês.

A estratégia tem motivo específico. Os usuários de redes sociais não param de crescer e a maioria acessa seus perfis pelo celular.

O Brasil é o país que mais tem pessoas conectadas nas redes, entre os seus vizinhos latino-americanos — conforme estudo realizado em 2019 pela ComScore, a gigante mundial que analisa dados da internet. Já o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que 98% dos acessos à internet são feitos pelo celular.

Ou seja, “qualquer campanha que busque alcançar o grande público precisa estar nas redes sociais”, acrescenta Paragó.

Internamente, a campanha da Pró-Saúde chegará em todos os 28 hospitais que entidade filantrópica gerencia em 12 estados brasileiros — são 16 mil colaboradores e 1,1 milhão de pessoas atendidas mensalmente.

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Entenda a doença

O câncer de mama surge a partir da multiplicação desordenada de células da mama, que podem ocorrer por questões hereditárias ou espontâneas. Durante esse processo, células anormais são geradas pelo organismo e, com a multiplicação celular, formam um tumor. Existem vários tipos de câncer de mama, logo, a doença pode evoluir de diferentes formas.

“Quando falamos em câncer de mama, identificamos três principais fases: prevenção, diagnóstico e tratamento”, resume Marcos Fortes, Chefe do Serviço de Cirurgia Oncológica do Hospital Regional do Baixo Amazonas, administrado pela Pró-Saúde e um dos dez melhores Hospitais Públicos do País, segundo a revista Exame.

Segundo ele, cada mulher se encaixa em uma delas e precisamos atender às necessidades de cada um desses grupos. “Cada mulher, ou até mesmo homem, tem dúvidas diferentes sobre o câncer de mama, de acordo com a fase em que se encontra. Por isso, é importante ouvir as pessoas e levar informações corretas e acessíveis”, acrescenta o médico.

O Outubro Rosa é o movimento mundial dedicado à conscientização sobre o câncer de mama. Tem como objetivo principal o compartilhamento de informações sobre a doença, além de estimular o acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade.

As ações da Pró-Saúde terão continuidade no mês seguinte, com a campanha Novembro Azul — e serão voltadas para a conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

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