Uma enorme fila de pacientes se forma em frente ao Hospital Universitário Bettina Ferro de Sousa, em Belém, na manhã desta segunda-feira (28). Uma das reclamações é a dificuldade em agendar as consultas pelos meios alternativos que o HUBFS disse ter disponibilizado.
De acordo com os pacientes, no início da pandemia, para viabilizar marcações de consulta de pessoas que não moram na capital paraense, o Hospital começou a realizar atendimento via WhatsApp.
Na manhã de hoje, pessoas vindas do interior, entre eles Vigia e Nova Timboteua, voltaram para casa sem realizar a marcação.
Vale lembrar, que o sistema de marcar consulta presencial é feito apenas na última segunda-feira do mês, por isso a aglomeração em frente ao hospital.
Em nota, o HUBFS informou que informou que “os atendimentos eletivos e de retornos foram suspensos, sendo mantidas apenas as consultas, exames e cirurgias em caráter de urgência”. O hospital disse ainda que 30% dos atendimentos agendados pela Sesma estavam sendo garantidos desde o retorno gradual das atividades.
Com relação aos pacientes reagendados e que tiveram suas consultas de retorno suspensas por conta da pandemia, o hospital disse que eles estão sendo convocados pelo setor de regulação do hospital. “As remarcações estão sendo realizadas somente pelo telefone, por meio dos números: 3201-7818 e 3201-7820, das 9h às 12, e 13h às 17h”.
O hospital lembrou ainda que a remarcação de consultas para os pacientes que moram em municípios distantes a partir de 50 km de Belém deve ser feita via WhatsApp, 98549-2079.
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