plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ELEIÇÕES 2020

Convenções: semana será decisiva pro cenário eleitoral

Com o prazo para a realização das convenções partidárias se encerrando nesta quarta, dia 16, esta será uma semana curta e corrida no meio eleitoral paraense. Os maiores partidos devem mesmo fazer seus anúncios somente no último dia, e mudanças ainda podem

Imagem ilustrativa da notícia Convenções: semana será decisiva pro cenário eleitoral camera Prazo para a realização das convenções vai até esta quarta e boa parte dos partidos deixou as definições sobre as candidaturas para os últimos dias. | Nelson Jr./ASICS/TSE/Fotos Públicas

Com o prazo para a realização das convenções partidárias se encerrando nesta quarta, dia 16, esta será uma semana curta e corrida no meio eleitoral paraense. Os maiores partidos devem mesmo fazer seus anúncios somente no último dia, e mudanças ainda podem ocorrer - na verdade, começaram ainda na última sexta, 11, quando correu a informação de que o PT Belém deve tirar o nome de Ivanise Gasparim como vice, até então confirmada na composição da chapa com o pré-candidato à prefeitura, Edmilson Rodrigues (PSOL), para nova disputa interna, desta vez entre o ex-secretário de Estado de Cultura e ex-deputado estadual Edilson Moura, e a professora Milene Lauande.

A única convenção já realizada até agora foi a do PRTB, no dia 4, que lançou a candidatura do nome do ex-senador e ex-deputado estadual Mário Couto também à prefeitura, sem definição sobre vice-prefeitura e eventuais alianças. A maior das coligações deve mesmo ser a do MDB, que deve unir-se a pelo menos outras dez siglas para lançar o nome do deputado federal José Priante ao cargo máximo da gestão municipal. O nome do parlamentar surge depois de cogitados os nomes da titular da Secult, Úrsula Vidal (que perdeu o prazo legal para desincompatibilização) e do deputado estadual Igor Normando (Podemos) à candidatura que conta com o selo de apoio do governador Helder Barbalho (MDB).

Saiba como avaliar bem os candidatos nas eleições 2020

“Entro com muito entusiasmo na disputa, carregando minha bagagem de muita experiencia, e a missão de construir o apoio necessário para tirar Belém do atoleiro, contando com apoio firme e decisivo do governador Helder”, confirmou Priante à reportagem na tarde de sexta-feira, 11.

Rodrigues, que deve também contar com o apoio do PC do B na chapa a ser formalizada, não muito diferente dos pleitos anteriores, se mantém na máxima de uma candidatura que tem por base um programa de governo construído de forma democrática e participativa e que expressa a visão de cidade dos setores mais populares de Belém. “Não penso em quem devo enfrentar na eleição, mas no diálogo que tenho com povo de Belém que conhece minha história”, completa.

DISPUTA

Uma das convenções mais esperadas é a do PSD, que terá uma disputa interna no voto a voto entre o deputado estadual Gustavo Sefer e o deputado federal Eder Mauro para a escolha do candidato à prefeito de Belém. “Tem meu respeito e direito, como qualquer filiado, de pleitear a candidatura. Depois de ouvir bastante gente e conversar com os bairros, acho que nossa candidatura é viável”, declarou Sefer ao DIÁRIO.

Pará tem 5,7 milhões de eleitores aptos a votar

No sábado de manhã, 12, a direção estadual do Patriota lançou o nome do delegado federal Everaldo Eguchi para engrossar a lista de nomes que aparecerão nas urnas no dia 15 de novembro. Thiago Araújo, que é deputado estadual pelo Cidadania e deve ser o cabeça da chapa apoiada pelo atual prefeito, Zenaldo Coutinho (PSDB), tenta pela primeira vez concorrer ao cargo do Poder Executivo. Também na sexta, o PV oficializou apoio ao jovem deputado estadual, sinalizando que deve estar presente na coligação. A coligação dele conta com, até agora, também com o PMN e com o DEM.

“Quem demonstrar nessa eleição muito poder, muita união, pode perder”, sugere o futuro candidato. “Acho que o maior desafio não é vencer, mas conseguir construir um projeto que, levando em consideração a situação financeira da cidade, possa concretizar algo verdadeiro, que converse com a sociedade. Será preciso trocar a tática do pedir voto pelo sentar e escutar o que as pessoas têm a dizer”, declara Araújo.

Convenções

Previsão de convenções partidárias para lançamento de candidatos à Prefeitura de Belém (sujeito a mudanças)

MDB - dia 16, quarta-feira, entre 17h e 22h, no Prime Hall

PSD - dia 16, 16h30, sede do partido

PSOL - dia 16, hotel Sagres, 16h30

PSDB - dia 16, auditório do Sesi, 18h.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias