Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
28°
cotação atual R$

Notícias / Notícias Pará

MEIO AMBIENTE

Inovação sustentável: ônibus da UFPA agora é totalmente elétrico

sábado, 12/09/2020, 07:28 - Atualizado em 12/09/2020, 08:50 - Autor: Redação


| Ascom UFPA

A Universidade Federal do Pará (UFPA) está desenvolvendo o “Sistema Inteligente Multimodal da Amazônia” (SIMA). O projeto visa promover melhor eficiência energética no Campus Belém, por meio da criação de uma usina de geração de energia fotovoltaica na UFPA, uso de ônibus e barcos elétricos, sistema de armazenamento à baterias, e eletro postos de abastecimento com a energia gerada dentro da Universidade. A UFPA já recebeu o primeiro ônibus previsto no projeto. Os transportes entrarão em circulação assim que as atividades no campus forem normalizadas.

O SIMA é uma parceria entre a Norte Energia, o CPqD, a ABB, a BYD, e a UFPA. Essa rede, formada pelo do Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon), com a coordenação da professora Maria Emília Tostes, através de um projeto de P&D ANEEL, pretende viabilizar a sustentabilidade na UFPA Campus Universitário Guamá “José da Silveira Neto” e Castanhal.

O sistema de transporte inteligente, SIMA, será estruturado em seis subsistemas interligados. Entre os serviços ofertados, estão a implantação de um sistema piloto de Mobilidade Elétrica Urbana composto pelos modais (transportes) ônibus elétrico e barco elétrico; um projeto e construção de um barco movido a energia solar fotovoltaica, com sistema de armazenamento; implantação de um Sistema Fotovoltaico de Geração de Energia Elétrica de apoio aos veículos elétricos; um Sistema de Armazenamento de Energia Elétrica; um sistema de abastecimento com eletropostos para atender aos veículos elétricos; desenvolvimento de um sistema de gestão inteligente com comunicação wireless e armazenamento e processamento em nuvem e um Modelo de Negócio visando inserir os produtos gerados no mercado.

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS