plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ALERTA

Pará tem quase 700 ocorrências de incêndios e curtos são principais causas

Apenas este ano, cerca de 669 ocorrências de incêndios em imóveis foram registradas no estado, de acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Pará. As informações são do portal O Estado.Net.Desses registros, 412 foram na Região Metropolitana de Belém, segu

Imagem ilustrativa da notícia Pará tem quase 700 ocorrências de incêndios e curtos são principais causas camera Só na Grande Belém foram registrados 412 ocorrências de incêndio só este ano. | Reprodução

Apenas este ano, cerca de 669 ocorrências de incêndios em imóveis foram registradas no estado, de acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Pará. As informações são do portal O Estado.Net.

Desses registros, 412 foram na Região Metropolitana de Belém, seguido por Santarém, Marabá, Altamira e Castanhal, que registraram 34, 30 e os dois últimos cerca de 25 ocorrências, respectivamente.

Incêndio de grandes proporções atinge fábrica em Ananindeua; veja o vídeo!

Incêndio atinge condomínio em Marituba

E a previsão, segundo os Bombeiros, é que esses números aumentem. A estimativa na RMB é de um aumento de 2,74% no número de casos em relação ao ano passado. Já em Santarém, a estimativa é de um aumento de 9,68%.

CAUSAS

As principais causas de incêndio, apontadas pelo Corpo de Bombeiros, estão relacionados aos chamados fenômenos termoelétricos em aparelhos eletro/eletrônicos, como curto-circuito, sobrecarga de energia e instalações elétricas em mau estado de conservação.

Incêndio atinge quatro casas e uma igreja no arquipélago do Marajó; veja o vídeo!

Incêndio de grandes proporções é registrado no bairro de Fátima em Belém . Veja!

Vale lembrar que além dos cabos elétricos, que podem ficar deteriorados com a ação do tempo, há também a necessidade de cuidados com alguns hábitos do dia a dia, que podem causar prejuízos e acidentes graves. Um deles é o uso de ‘benjamins’ com vários aparelhos ligados, que pode causar superaquecimento e incêndios, por exemplo.

Veja algumas dicas para prevenir:

- Usar protetores de tomadas sempre que estiverem fora de uso para evitar a exposição de crianças pequenas ao risco de contato com a eletricidade.

- Desligar o disjuntor no quadro de distribuição, antes de qualquer serviço que envolva o contato com a eletricidade em casa.

- Não fazer uso de eletrodomésticos e/ou eletroeletrônicos conectados à tomada durante tempestades e vendavais.

- Manter sempre limpos os ventiladores para que não haja acúmulo de resíduos, travando e gerando superaquecimento do aparelho

- Evitar o uso permanente de benjamins, extensões e ts, preferindo a instalação de novas tomadas.

- Chamar sempre um profissional qualificado, que entenda os perigos e riscos da eletricidade, para realizar serviços no imóvel.

- Ao sair de casa, trancar as portas de todos os cômodos, pois caso ocorra um incêndio, na ausência de pessoas, as portas servirão como barreiras, retardando a propagação do incêndio. Em casos de incêndio, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado imediatamente, pelo número 190 ou 193.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias