plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
AUTONOMIA

Autotestes para HIV/Aids são distribuídos em cinco unidades de saúde de Belém

Foi iniciada em Belém, neste mês de setembro, a entrega de autotestes para HIV/Aids em mais cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS). São elas: Marambaia, Sacramenta, Icoaraci, Guamá e mais a de Maracajá, em Mosqueiro. O serviço é disponibilizado pela Sec

Imagem ilustrativa da notícia Autotestes para HIV/Aids são distribuídos em cinco unidades
de saúde de Belém camera Serviço é disponibilizado a um público alvo | Agência Belém

Foi iniciada em Belém, neste mês de setembro, a entrega de autotestes para HIV/Aids em mais cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS). São elas: Marambaia, Sacramenta, Icoaraci, Guamá e mais a de Maracajá, em Mosqueiro. O serviço é disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).

Segundo a Sesma, o teste está disponível para a população desde o mês de maio deste ano, sendo, inicialmente, ofertado aos usuários do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). A ferramenta permite que o indivíduo tenha autonomia para a realização do exame e saiba precocemente o diagnóstico do HIV.

Não é destinada para o diagnóstico de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). No kit consta o dispositivo de teste, um líquido reagente, uma lanceta (para furar o dedo), um sachê de álcool e um capilar (tubo para coletar o sangue). O resultado demora cerca de 20 minutos.

O teste deve ser repetido após 30 dias, caso o resultado seja negativo e, se for positivo, deve ser confirmado em um serviço de saúde. É direcionado, preferencialmente, a casais sorodiferentes (quando um dos parceiros vive com HIV e o outro não), travestis, transexuais, homens que fazem sexo com homens (HSH) e trabalhadores do sexo.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias