plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
QUEIMADAS

Militares atuam no combate às queimadas na floresta nacional dos Carajás

A 23ª Brigada de Infantaria de Selva (23ª Bda Inf Sl) vem realizando desde o dia 29 de julho, por intermédio do 52º Batalhão de Infantaria de Selva (52º BIS) e em apoio ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), o combate às quei

Imagem ilustrativa da notícia Militares atuam no combate às queimadas na floresta nacional dos Carajás camera Divulgação

A 23ª Brigada de Infantaria de Selva (23ª Bda Inf Sl) vem realizando desde o dia 29 de julho, por intermédio do 52º Batalhão de Infantaria de Selva (52º BIS) e em apoio ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), o combate às queimadas que atingem a Floresta Nacional dos Carajás (FLONA Carajás) nos municípios de Canaã dos Carajás e Parauapebas, ambos no Estado do Pará.

Esta atividade ocorre no contexto da Operação Verde Brasil 2, desencadeada em 11 de maio de 2020, para executar ações preventivas e repressivas, contra delitos ambientais, direcionadas ao desmatamento ilegal e focos de incêndio na Amazônia Legal. A autorização para o emprego das Forças Armadas em Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e em ações subsidiárias está publicada no Diário Oficial da União por meio do Decreto n° 10.421, de 9 de julho de 2020, e abrange a faixa de fronteira, as terras indígenas, as unidades federais de conservação ambiental e outras áreas federais nos Estados da Amazônia Legal.

Complementando as ações da 23ª Bda Inf Sl, o Comando Conjunto do Norte (C Cj N), sediado em Belém-PA, solicitou apoio da Força Aérea Brasileira (FAB) para intensificar o combate ao fogo, com a utilização de aeronaves, de modo a aumentar a capacidade da Brigada.

Neste contexto, foi disponibilizada, a partir de 10 de setembro, uma Aeronave C-130 HÉRCULES oriunda da Base Aérea do Galeão – Rio de Janeiro, a qual já se encontra no Aeroporto de Carajás, em Parauapebas, desde o final da tarde de ontem, finalizando os preparativos para o início ao combate ao fogo, que deverá ocorrer ainda nesta data.

A aeronave C-130 HÉRCULES é uma aeronave de grande porte, dotada de quatro motores, capaz de pousar ou decolar em pistas pequenas ou improvisadas, e que foi projetada para realizar o transporte de tropas e cargas, sendo amplamente utilizada por várias forças armadas em todo o mundo. A aeronave disponibilizada pela FAB utiliza o Sistema de Combate a Incêndio Modular Airborne Fire Fighting System (MAFFS). Este equipamento conta com dois tubos que projetam água pela porta traseira do avião, a uma altura aproximada de 150 pés (cerca de 46 metros), e possui capacidade de lançamento de até 12.000 litros de água, sendo muito útil para o combate a incêndios de grandes proporções ou em áreas de difícil acesso. Com o emprego desta aeronave, os incêndios na Floresta Nacional de Carajás poderão ser combatidos de forma mais eficaz.

A 23ª Bda Inf Sl, como Força de Emprego Estratégico do Exército Brasileiro, subordinada ao Comando Conjunto Norte, está sempre apta e pronta para atuar no cumprimento das missões constitucionais atribuídas ao Exército Brasileiro em qualquer região do território nacional.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias