plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
PODCAST

Conheça o DOLCAST, a nova plataforma de podcast 

O grupo RBA e o Portal DOL lançam uma nova plataforma de comunicação: o "Dolcast”. É o podcast, que estará disponível nas principais plataformas digitais, como uma nova forma de informar os usuários, inovando e avançando em um novo segmento. No serviço, o

Imagem ilustrativa da notícia Conheça o DOLCAST, a nova plataforma de podcast  camera Reprodução: Diário Online

O grupo RBA e o Portal DOL lançam uma nova plataforma de comunicação: o "Dolcast”. É o podcast, que estará disponível nas principais plataformas digitais, como uma nova forma de informar os usuários, inovando e avançando em um novo segmento. No serviço, os conteúdos exclusivos do DOL serão reproduzidos em áudio, com programas de entrevista, bate-papo ou gravações individuais para discutir os mais diversos temas. O ouvinte pode escutá-los quando e onde quiser.

O DOL está em constante transformação, buscando se inserir cada vez mais no cenário atual, no qual o consumidor está totalmente conectado com tecnologia, acessibilidade e praticidade. Por isso, os podcasts surgem como uma opção que garante ao ouvinte a conexão com todos esses aspectos.

Para o editor executivo do DOL, Mauro Neto, a iniciativa surge como uma estratégia de entregar conteúdo ao público de forma prática e objetiva. “O podcast é um canal de comunicação de alto impacto e um dos principais da atualidade, que ganha grandes proporções quando se fala de oportunidades no mundo dos negócios. O Dolcast vai nos permitir maior aproximação com o leitor e abertura para novas formas de publicidade. A versatilidade do podcast amplia o alcance de campanhas e ações de marketing. E o Dolcast, o podcast do DOL, vem suprir essa necessidade”.

A coordenadora de multimídia do DOL, Haynna Halex, destaca a relevância dessa novidade. “O DOL está em constante mudança e numa progressão acelerada. O Dolcast é uma dessas evoluções. Minha experiência no rádio veio se somar a esse processo. A nova plataforma foi pensada para dar continuidade aos conteúdos já existentes no DOL e na criação de produtos que completem a necessidade do nosso leitor”.

Ainda de acordo com Haynna, o Dolcast terá a responsabilidade de trazer para o universo do podcast diferentes tipos de conteúdo para todos os públicos. “Na semana de estreia, vamos colocar no ar oito editorias diferentes em podcasts. Além dos conteúdos jornalísticos, de saúde, beleza, cultura, fé, religiosidade, esportes, games e gastronomia. Esse tipo de conteúdo, geralmente, produzido e consumido de forma seriada, nos permite mais aproximação do nosso leitor, que é nosso principal objetivo. Cada episódio tem uma média de tempo que varia de acordo com o formato, o tema ou quantas pessoas estão participando da gravação. Uma média atual de 15 a 30 minutos”.

A essência do portal, que é o jornalismo, estará inserido nesse contexto do podcast, como ressalta o coordenador sênior do DOL, Ronald Sales. “O jornalismo está mudando. Métricas de audiência, sozinhas, não são mais suficientes para mensurar o sucesso de uma publicação. Embora programas amadores sejam parte relevante desse meio, as grandes empresas já despertaram para a nova mídia. Além de produzirem os próprios podcasts abertos ao público em geral, várias companhias estão começando a criar conteúdo dedicado à comunicação interna. Foi por essa razão que o DOL decidiu criar os próprios podcasts. Geramos uma quantidade muito grande de conteúdo sobre consumo online, mas as pessoas não têm tempo para ler tudo o que é produzido”.

O podcast é uma excelente oportunidade para o consumo de informação, como analisa o analista de TI do Grupo RBA, Rodrigo Fiel. Ele explica na prática como tudo funciona. “O podcast é um conteúdo produzido em áudio, muito parecido com o que ouvimos nas rádios. Mas tem a diferença de que esse conteúdo fica disponível para o usuário escutar na hora e no lugar que quiser e é totalmente gratuito. Ele é uma excelente oportunidade de comunicação, vem com a proposta de levar mais informação, educar o público com os mais variados temas, como por exemplo: notícias, política, cinema, esportes, TV, games, cultura, religião, humor, musicais e etc. Hoje, está cada vez mais fácil o acesso a esse tipo de conteúdo para o consumidor. Pode ser encontrado nas mais famosas plataformas de áudio".

Mais novidades

Na primeira fase do Dolcast estão disponíveis 10 colunas de podcasts diferentes todos os dias, disponíveis no Portal Diário Online, que abordarão assuntos especializados sobre saúde, esportes, culinária, animais, cultura, humor, música, conteúdos nerds e fé, entre outros.

Para a próxima fase, o Dolcast vai ganhar reforço. No mês de novembro, a segunda parte do projeto com novas colunas voltadas para cuidados com as crianças, bastidores de gravação, entretenimento, bem estar dos animais e esporte profissional.

A Jornalista Esperança Bessa terá um podcast completo sobre cultura, no qual também receberá personalidades em um bate-papo divertido e agradável. É um complemento à coluna “É Bom à Bessa”. "a coluna é um dos primeiros produtos de fato integrados da redação do Grupo RBA, uma espécie de laboratório do diálogo entre redações. Ela é uma coluna do DOL, para a qual trago ao meio digital as informações que publicamos no caderno de cultura Você, do Diário do Pará, tem exibição semanal também na RBATV e agora vai ganhar sua versão em podcast para ser ouvida em multiplataformas. É muito gratificante ver o público consumindo informações culturais pela forma que achar mais interessante, seja no impresso, no on-line, na TV e agora no podcast", ressalta Esperança.

O Timão Campeão do Rádio também integrará a equipe do Docalst com a participação de colunistas como Guilherme Guerreiro, Giusepe Tomaso, Gerson Nogueira, Carlos Castilho e Rui Guimarães. Eles vão trazer o melhor do futebol do Pará e do Brasil.

Com o Dolcast, os internautas terão acesso a mais conteúdos jornalísticos, informação, conhecimento, histórias, debates, entrevistas com especialistas, conversas sobre assuntos diversos e entretenimento. Tudo isso na palma da mão, para ouvir quando preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia, em qualquer lugar. É a notícia num outro nível.

Ouça os conteúdos do Dolcast, o podcast do Portal Diário Online:

Diário de Fé

Dol Chef

Te Cuida

DOL Rádio Esportes

Dol Geekcast

Na Taça com Fábio Sicília

Boicotando

Na Onda do Batidão

Retrôcast

Bola com Gerson

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias