plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
2020 MALUCO

Instituto Nacional de Meteorologia confirma chuva de granizo em Altamira 

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) no Pará confirmou uma chuva de granizo no município de Altamira, sudoeste paraense. Segundo o órgão, a chuva foi registrada no último sábado (5). O INMET informou que a comprovação do fenômeno meteorológico foi

Imagem ilustrativa da notícia Instituto Nacional de Meteorologia confirma chuva de granizo em Altamira  camera O INMET informou que a comprovação do fenômeno meteorológico foi feita após análise de imagens. | Reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) no Pará confirmou uma chuva de granizo no município de Altamira, sudoeste paraense. Segundo o órgão, a chuva foi registrada no último sábado (5). O INMET informou que a comprovação do fenômeno meteorológico foi feita após análise de imagens.

"Recebemos vídeos da chuva de granizo em uma região de Altamira. Imagens captaram o fenômeno na cidade e nós confirmamos a veracidade do material", informou coordenador do Inmet no Pará, José Raimundo de Souza.

De acordo com o INMET, uma outra ocorrência teria sido registrada na tarde de terça-feira (8) em Ananindeua, região metropolitana de Belém. Porém, o órgão disse que não ainda recebeu materiais que possam comprovar a veracidade da ocorrência.

Segundo o INMET, o granizo se forma em um tipo específico de nuvem, chamada de cumulunimbus, o mesmo tipo de nuvem responsável por trovões e relâmpagos. Essa nuvem costuma aparecer em regiões mais quentes e com altos índices de umidade.

Ainda segundo o órgão, quando as nuvens atingem altitudes elevadas, com temperatura abaixo de zero, a água antes líquida, congela. Isso acontece devido as fortes correntes de ar que existem dentro da nuvem. Com isso, é possível que a água congelada se precipite como pedaços de gelo. O fenômeno, porém, não é comum no Pará, devido as altas temperaturas da região amazônica.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias