plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOVO CÍRIO

TV Círio vira canal virtual para a festividade não passar em branco

Um Círio de Nazaré com lema – “Ave Maria, cheia de graça” –, mas também com hashtag - #FéSemDistâncias que, por sinal, resume bem o que será a Festividade de Nossa Senhora de Nazaré, este ano, quando outubro chegar em Belém do Pará. A migração da homenage

Imagem ilustrativa da notícia TV Círio vira canal virtual para a festividade não passar em branco camera Diretor coordenador da Festa de Nazaré, Albano Martins lembra que a TV Círio foi criada a partir da constatação que os diretores tiveram durante a pandemia. | Antônio Melo/Diário do Pará


Um Círio de Nazaré com lema – “Ave Maria, cheia de graça” –, mas também com hashtag - #FéSemDistâncias que, por sinal, resume bem o que será a Festividade de Nossa Senhora de Nazaré, este ano, quando outubro chegar em Belém do Pará.

A migração da homenagem à mãe de Jesus para o ambiente virtual, ao invés das mais de dez romarias dos anos anteriores, foi a solução encontrada para não passar em branco uma tradição de 228 anos, depois que a pandemia de Covid-19 impediu que se façam aglomerações como as formadas nas procissões. Com isso, nasceu a TV Círio, um canal no YouTube criado pela Diretoria da Festa no último dia 6 de agosto e que será o veículo que promete conectar a manifestaçãode fé dos devotos.

A responsabilidade do canal é de proporções gigantescas, visto que interessa ao menos 2 milhões de romeiros que saem às ruas da capital paraense no segundo domingo de outubro, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese-PA), sem contar os devotos de outras partes do mundo que têm afinidade com a quadra nazarena.

Diretor coordenador da Festa de Nazaré, Albano Martins lembra que a TV Círio foi criada a partir da constatação que os diretores tiveram durante a pandemia, sobretudo no período mais crítico de isolamento social, entre março e maio, de que o alcance do tema Círio pelas redes sociais era muito grande. “Nós realizamos alguns eventos e o impacto no Facebook e no Instagram superou e muito as nossas expectativas. Então, percebemos que seria muito viável criar um canal para transmissão dessa programação virtual, que é a programação possível neste ano atípico”.

Até o fechamento desta edição, a TV Círio já beirava as 13 mil inscrições de internautas no YouTube, mas a assessoria de comunicação da Diretoria da Festa informa que a meta é obter um milhão de visualizações na manhã de domingo, 11 de outubro, data em que sairia a principal romaria.

“A TV Círio vem para ocupar esse espaço e levar ao mundo, através da internet, aquilo que a gente chama de ‘Círio 2020, Fé, Sem Distâncias’, uma programação televisiva e virtual intensa, com diferentes mecanismos de interação e participação dos devotos”, pontua Albano Martins.

PROGRAMAÇÃO

A programação oficial do Círio 2020 a ser transmitida pelo canal está distribuída entre os dias 10 e 12 de outubro, o fim de semana a que foi reduzida a festividade, que terá missas sem presença de público, a descida da imagem original do Glória, lives musicais e documentários. “Estamos criando um conteúdo muito rico. São documentários, testemunhos, alguns eventos transmitidos ao vivo, mas sempre observando as rigorosas normas de segurança”, cita o diretor. “A população pode esperar uma programação bem bonita. Grande parte dela já foi anunciada publicamente, mas há algumas surpresas que precisamos guardar para preservar todo o brilho”.

O diretor de decoração Roberto Souza, também envolvido na programação da TV Círio, acredita que ainda é precipitado pensar em número de visualizações das transmissões, mas lembra que as mídias sociais que envolvem o Círio têm cerca de 200 mil seguidores. “A gente está fazendo um trabalho para alcançar essas pessoas, para que elas possam acompanhar o evento. Toda a nossa programação vai ser colocada à disposição dos fiéis”, destaca. “A gente espera criar uma grande audiência no segundo domingo de outubro. Inclusive com alguns eventos de bastidores, eventos que nunca foram apresentados em nenhuma mídia”.

EFICÁCIA

Questionado se a evangelização virtual tem o mesmo valor da presencial, considerando a pandemia, Albano Martins garante que sim. “Sem dúvida alguma, os meios virtuais de evangelização já se mostraram muito eficazes e atingem um número infinito de pessoas”, avalia. “Tem sido explorada essa possibilidade pela Igreja e não seria diferente com a Arquidiocese de Belém, a Basílica Santuário e a Diretoria da Festa. Temos incentivado o uso dessas ferramentas, inclusive para os encontros de peregrinação de 2020”.

A preocupação que pairou durante o pico da pandemia sobre a não realização do Círio em seu formato tradicional logo deu lugar à tristeza dos católicos em não poder homenagear a mãe de Jesus nas ruas. Mas, o diretor coordenador afirma que o canal no YouTube tem a missão de aliviar esse sentimento. “A TV Círio vem exatamente com o propósito de afastar essa tristeza, aquele sentimento de perda pela não realização do Círio no seu formato tradicional”, explica.

“Nós vamos tentar suplantar isso com esta programação que vem sendo realizada com muito carinho, com muito esmero, para levar ao devoto uma maneira diferente de estar próximo de Nossa Senhora e de viver as emoções do Círio”, promete Martins. “Acreditamos muito no potencial da TV Círio, da comunicação pelas redes sociais, e vamos investir muito nisso a partir deste ano e pelos anos vindouros”, avisa.

CONTEÚDO

Por enquanto, a TV Círio já contém 12 vídeos em sua plataforma, entre eles o espetáculo audiovisual Luzes da Fé, o de orientações para os encontros de peregrinação e o mais visto, até o momento, o do anúncio de como será a festividade este ano, com quase 10 mil visualizações em duas semanas. Para consolidar a ferramenta como veículo oficial, a Diretoria da Festa e a Arquidiocese de Belém fazem campanhas virtuais em que pedem que os devotos se inscrevam no canal (Youtube.com/TVCirio).

“A receptividade tem sido muito boa, as pessoas têm elogiado o nosso trabalho, que vai crescendo conforme vai chegando a época do Círio”, afirma Roberto Souza. “É um trabalho que a gente quer que dure o ano inteiro, que não vai ser concluído apenas com o Círio”, continua o diretor. “A gente quer mostrar que o Círio acontece durante o ano inteiro e isso vai ser apresentado pela TV Círio”.

patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Círio de Nazaré

Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

Últimas Notícias