plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
RETORNO POSITIVO

Isolamento provocou aumento nas vendas de materiais de construção

Na última semana, a engenheira florestal Taíssa Ferreira, 27 anos, finalmente foi à loja de materiais de construção comprar o que faltava para a reforma que mandou fazer na casa da mãe, em Ananindeua. Antes, chegou a pesquisar e comprar alguns itens pela

Imagem ilustrativa da notícia Isolamento provocou aumento nas vendas de materiais de construção camera Donos de lojas de material de construção relataram crescimento das vendas em todo o Brasil em 2020. | Wagner Santana/Diário do Pará

Na última semana, a engenheira florestal Taíssa Ferreira, 27 anos, finalmente foi à loja de materiais de construção comprar o que faltava para a reforma que mandou fazer na casa da mãe, em Ananindeua. Antes, chegou a pesquisar e comprar alguns itens pela internet, mas quando chegou na parte do piso, preferiu verificar pessoalmente o porcelanato a ser comprado. “Ela comprou o apartamento na planta e agora foi entregue, mas precisa de muitas benfeitorias no imóvel. Pintura, trocar o piso, revestimento e concluir o acabamento dos quartos”, pontuou.

Taissa comprou materiais para a reforma da casa da mãe.
📷 Taissa comprou materiais para a reforma da casa da mãe. |Wagner Santana/Diário do Pará

Assim como Taíssa, outras pessoas estavam na loja, pesquisando orçamentos e comprando materiais, principalmente no setor de tintas, iluminação e piso. A demanda que se observava no estabelecimento confirma o levantamento do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getúlio Vargas em parceria com a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), que apontou o aumento da venda de materiais de construção entre os meses de maio a julho deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.

O estudo ouviu 600 lojistas em todo o Brasil – todos do setor de material de construção – e 42% deles relataram o crescimento das vendas, seja para reformas, pequenas manutenções e construção. Dono de uma rede de lojas de materiais de construção e utilidades domésticas, Claudio Batista calcula que nos últimos 3 meses, a empresa dele apresenta um aumento de 60% no faturamento durante a pandemia.

“Com o isolamento social e a recomendação para que as pessoas ficassem em casa, elas passaram a enxergar melhor a casa onde vivem e passaram a fazer reformas e reparos”, explicou o empresário. “Os produtos mais procurados são as tintas, cerâmicas, iluminação e itens de utilidade doméstica”, ressaltou Claudio. “Também aumentou as vendas de ferramentas e maquinários. Os clientes aderiram ao ‘faça você mesmo’ e tem gente comprando instrumentos que antes eram comprados exclusivamente por operários e pedreiros”, comentou.

Leia mais:

Mega-Sena: prêmio de R$ 82 milhões movimenta lotéricas em Belém

Espera pela conclusão das obras no Porto do Açaí continua

DEMANDA

Com as vendas aquecidas, o setor também passou a contratar mais mão de obra. Somente na empresa de Claudio, o número de funcionários aumentou em 14,28% nos últimos três meses. “Atualmente tenho 280 funcionários. Antes da pandemia eram 240”, frisou o empresário.

A arquiteta e paisagista Marcia Lima também defende que o aumento das vendas de materiais de construção se deve ao fato das pessoas terem ficado mais tempo em casa no período mais crítico da pandemia. “As pessoas mais tempo em casa passaram a valorizar melhor os espaços, buscando ter mais conforto. Isto foi até uma terapia para muitas pessoas”, comentou. “A demanda para engenheiros e arquitetos aumentou porque as pessoas se voltaram mais para as suas casas. Este momento de tendência de reformas e construções deve aumentar com pessoas fazendo benfeitorias que tragam qualidade de vida”, concluiu.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias