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INAUGURAÇÃO

Entrega da 1ª etapa de obra do Pedral deve ocorrer em 2021

O presidente Jair Bolsonaro quer fazer uma agenda de inaugurações no Pará a partir de 2021 e, entre as obras que pretende inaugurar está a primeira etapa do canal de navegação do Pedral do Lourenço - no próximo ano-, os 52 quilômetros iniciais de Marabá a

Imagem ilustrativa da notícia Entrega da 1ª etapa de obra do Pedral deve ocorrer em 2021 camera Helder participou de audiência em Brasília sobre obras de infraestrutura de transportes. | Reprodução/Jailson Sam

O presidente Jair Bolsonaro quer fazer uma agenda de inaugurações no Pará a partir de 2021 e, entre as obras que pretende inaugurar está a primeira etapa do canal de navegação do Pedral do Lourenço - no próximo ano-, os 52 quilômetros iniciais de Marabá a Itupiranga ao longo do rio Tocantins, anunciou ontem, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, durante audiência com o governador Helder Barbalho (MDB). O ministro também assegurou que a pavimentação da BR-230, Rodovia Transamazônica, faz parte da agenda prioritária do governo federal e será mantida, incluindo o trecho entre Medicilândia até Rurópolis.

A audiência foi agendada para que fossem acertados os cronogramas de obras federais dos modais rodoviários, hidroviário e aeroviário, que depois de executadas vão impulsionar e desenvolver a economia paraense, segundo afirmou o secretário de Transportes, Pádua Andrade.

A obra do Pedral do Lourenço, que vai garantir a plena navegabilidade pelo rio Tocantins, envolve recursos no valor de R$ 656 milhões. O empreendimento é dividido em três trechos. O primeiro entre os municípios de Marabá e Itupiranga. A segunda etapa é a execução de obras de dragagem; entre Santa Terezinha do Tauiri e a Ilha do Boga (35km) com execução de obras de derrocamento; e o terceiro trecho entre os municípios de Tucuruí e Baião (125km), que inclui execução de obras de dragagem.

“Nós assinamos esse contrato do Pedral do Lourenço em 2016, e está na fase de licenciamento ambiental, mas o ministro assegurou que no início de 2021 as obras serão iniciadas e até 2023 estarão concluídas permitindo a navegabilidade integral da hidrovia do Tocantins entre Marabá até o porto de Barcarena”, lembrou o governador.

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Ainda no modal hidroviário foi solicitado ao ministro da Infraestrutura agilidade no trabalho de dragagem do Canal do Quiriri, que permitirá aumento do canal de navegação no complexo Portuário de Belém e Vila do Conde, estratégico para o escoamento da produção de grãos e mineral do Estado.

Helder tratou ainda sobre as obras de duplicação da BR-316 de Castanhal para Santa Maria do Pará e sobre o reinício das obras da BR-308 no trecho ligando os municípios de Augusto Correa e Bragança à Viseu. “Tratamos sobre as obras da BR-158 e da BR-155 que precisam de reparos estratégicos e importantes, a BR-422 de novo Repartimento até Tucuruí, as obras de conclusão da BR-230 de Uruará, Placas, Ruropólis e ainda sobre o trecho entre Itaituba e Ruropólis. Portanto obras estratégicas no campo rodoviário”, disse o governador.

“Tivemos a garantia da cessão da BR-222 em Marabá, onde o Governo do Estado vai investir R$ 37 milhões para duplicação da rodovia, no subtrecho entre o final da ponte do rio Tocantins até a BR-153/230 em Marabá-, que prevê a solicitação de delegação administrativa da faixa de domínio. Além disso, sabemos da importância de investir no modal aeroviário pois os aeroportos estão muitos abandonados em todos as regiões estratégicas, e o ministro nos garantiu que a agenda do Pará é prioritária para o Governo Federal”, relatou o governador ao sair da audiência.

Helder solicitou prioridade ao ministro para as obras dos aeroportos regionais. “Pedi ao ministro prioridade para os aeroportos regionais, o de Breves, para atender o Marajó, e o de Paragominas para atender a região Nordeste do Estado, o de Itaituba para atender a região Sudoeste e Redenção na região Sul”.

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