plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
ACORDA, ZENALDO!

Campanha pressiona Zenaldo para ajudar vítimas de violência doméstica

Uma campanha está mobilizando a sociedade civil para pressionar o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, a sancionar o decreto que beneficia vítimas de violência doméstica. A iniciativa visa reservar 5% das vagas para mulheres vítimas de violência doméstica

Imagem ilustrativa da notícia Campanha pressiona Zenaldo para ajudar vítimas de violência doméstica camera A iniciativa visa pressionar o prefeito Zenaldo Coutinho, para que sejam reservadas ao menos 5% das vagas para mulheres vítimas de violência doméstica em programas habitacionais. | Reprodução e Irene Almeida/Diário do Pará

Uma campanha está mobilizando a sociedade civil para pressionar o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, a sancionar o decreto que beneficia vítimas de violência doméstica.

A iniciativa visa reservar 5% das vagas para mulheres vítimas de violência doméstica em programas habitacionais.

A iniciativa surgiu de um projeto de lei N°384/2019 da vereadora Simone Kahwage (PRB/PA) que determinava a criação do banco municipal de mulheres vítimas de violência doméstica em situação de abrigo e obriga o poder público de Belém, a reservar ao menos 5% de suas vagas nos programas habitacionais para essas mulheres.

A partir da PL, o prefeito Zenaldo Coutinho já recebeu um requerimento para que tome as providências necessárias para implementação de um decreto que cumpra com as medidas.

Ver essa foto no Instagram

CAMPANHA PRESSIONA PREFEITO ZENALDO PARA SANÇÃO DE DECRETO QUE BENEFICIA MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA A Campanha “UM LAR PARA RECOMEÇAR” mobiliza sociedade civil para pressionar prefeito de Belém a sancionar decreto reservando 5% das vagas para mulheres vítimas de violência doméstica em programas habitacionais. A iniciativa surgiu de um projeto de lei N°384/2019 da vereadora Simone Kahwage (PRB/PA) que determinava a criação do banco municipal de mulheres vítimas de violência doméstica em situação de abrigo e obriga o poder público da cidade de Belém a reservar ao menos 5% de suas vagas nos programas habitacionais para essas mulheres. A partir da PL, o Prefeito Zenaldo Coutinho já recebeu um requerimento para que tome as providências necessárias para implementação de um decreto que cumpra com as medidas. A violência doméstica sempre foi uma realidade em nosso país e com a pandemia os dados são ainda mais preocupantes. Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o número de feminicídios cresceu em 22,2% nos primeiros meses da pandemia, em comparação ao ano de 2019. No estado do Pará, de janeiro a abril de 2020 foram feitas 2.535 medidas protetivas (54 a mais que no ano anterior) e mais de 5 mil casos de violência contra a mulher se tornaram ações penais no Poder Judiciário do Pará. A Campanha foi feita pelas ativistas @sophiajares e @cah.leal, de Belém, através de um treinamento da rede de ativismo do @_nossas , que organiza pessoas e desenvolve metodologias e tecnologias de mobilização. Segundo as integrantes, a Campanha é de extrema relevância para designar medidas e recursos que facilitem a reconstrução da vida das mulheres vítimas de violência, garantindo um lar seguro e sem dor. Para saber mais e ajudar a pressionar, basta acessar o site: http://www.umlarpararecomecar.bonde.org/ (Link na Bio)

Uma publicação compartilhada por Sophia Jares (@sophiajares) em

A campanha "Um lar para recomeçar" foi feita por duas ativistas de Belém. Segundo Sophia Jares e Camila Leal, a iniciativa é de extrema relevância para designar medidas e recursos que facilitem a reconstrução da vida das mulheres vítimas de violência, garantindo um lar seguro e sem dor.

"Acreditamos que a campanha é de suma importância para darmos cada vez mais visibilidade a essa problemática que faz parte da estrutura da nossa sociedade e, infelizmente, ainda é algo extremamente forte. Há de se pensar de forma interseccional, que ampare as mulheres de todas as classes dentro da sociedade, e é com esse pensamento que resolvemos nos mobilizar para pressionar o poder Executivo, para que sejam desenvolvidas medidas que visem recursos palpáveis para facilitar a reconstrução da vida dessas mulheres, vítimas de violência doméstica, garantindo, principalmente, o direito dessas mulheres de terem uma vida!", destaca Sophia.

A violência doméstica sempre foi uma realidade em nosso país e com a pandemia os dados são ainda mais preocupantes. Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o número de feminicídios cresceu em 22,2% nos primeiros meses da pandemia, em comparação ao ano de 2019.

Já no Pará, de janeiro a abril de 2020, foram feitas 2.535 medidas protetivas (54 a mais que no ano anterior) e mais de 5 mil casos de violência contra a mulher se tornaram ações penais no Poder Judiciário do Pará.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias