plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
RESULTADO POSITIVO

Pará fica entre os cinco estados que mais criaram empregos em julho

Mesmo no cenário de uma pandemia que gera impactos negativos na economia mundial, o Pará obteve o melhor resultado para o mês de julho nos últimos dez anos na geração de novos postos de trabalho. O saldo de 7.356 vagas, entre admitidos e desligados, deixo

Imagem ilustrativa da notícia Pará fica entre os cinco estados que mais criaram empregos em julho camera A construção civil é um dos setores em destaque na geração de postos de trabalho no Pará. | Reprodução/Ascom Setran

Mesmo no cenário de uma pandemia que gera impactos negativos na economia mundial, o Pará obteve o melhor resultado para o mês de julho nos últimos dez anos na geração de novos postos de trabalho. O saldo de 7.356 vagas, entre admitidos e desligados, deixou o Estado com o 5º melhor resultado do Brasil, atrás de São Paulo (com 22.967), Minas Gerais (15 mil), Santa Catarina (10.044) e Paraná (8.833). O resultado também foi o melhor de toda a Região Norte.

No balanço de janeiro a julho de 2020, o saldo também é positivo: 143.290 admissões contra 141.861 desligamentos, deixando ativos no mercado 1.429 postos de trabalho. Os dados são do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese-PA), com informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), e atestam que este é o segundo mês consecutivo de crescimento do emprego formal no Pará.

O resultado chega após três meses consecutivos de queda, de abril a junho. Em julho foram registradas 23.770 admissões contra 16.414 desligamentos, gerando o saldo positivo de 7.356 postos de trabalhos formais. No mesmo período do ano passado, o Estado também apresentou crescimento no emprego formal, porém menor do que o verificado este ano: 23.839 admissões contra 20.841 desligamentos, deixando o saldo de 2.998 postos.

Com esses números, o Estado zerou, em termos quantitativos, o total de empregos perdidos no ano. Embora com um saldo positivo ainda pequeno, o novo índice tira o Pará do vermelho.

Leia mais:

Novos desafios do jornalismo: "Os meios de comunicação se fortalecem trabalhando integrados"

Pará foi o estado da região Norte que gerou mais empregos no primeiro semestre

Crescimento

Segundo o Dieese-PA, todos os setores econômicos do Estado apresentaram crescimento, com destaque para a Construção Civil (com 2.689 postos), seguido do setor da Indústria em geral (1.361 postos); Comércio (1.261); Serviços (1.242) e setor Agropecuário (803 postos).

O estudo integra o projeto do Observatório do Trabalho do Estado do Pará, realizado em parceria pelo Dieese e o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias