plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
PROFISSIONAIS EXPLICAM

Por que algumas mães não conseguem amamentar? 

Mayana Cruz, de 29 anos, é uma das mulheres que apresentam dificuldades na amamentação e que não escondem o medo com o cuidado da sua bebê. “Não tenho tanta produção de leite e ela ainda não pega meu seio. Eu choro com medo de não ser uma boa mãe para ela

Imagem ilustrativa da notícia Por que algumas mães não conseguem amamentar?  camera Divulgação/HMIB

Mayana Cruz, de 29 anos, é uma das mulheres que apresentam dificuldades na amamentação e que não escondem o medo com o cuidado da sua bebê. “Não tenho tanta produção de leite e ela ainda não pega meu seio. Eu choro com medo de não ser uma boa mãe para ela. Isso me deixa muito insegura e triste”,descreve a mãe da pequena Rebeca.

Moradora de Barcarena, ela acompanha a filha que nasceu prematura de sete meses com apenas 1,4kg, que se recupera na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), unidade localizado a 114 km distante da capital Belém (PA).

Diariamente, mãe e filha recebem o apoio da equipe multiprofissional do HMIB. “Rebeca já recebeu 200ml de leite, por meio do nosso Banco de Leite Humano, para suprir essa necessidade alimentar. E Mayana recebe acompanhamento psicológico e preparo para amamentar”, explica Danielle Souza, nutricionista da unidade.

O Agosto Dourado é o período do ano para a campanha de incentivo e promoção ao aleitamento materno. No entanto, é importante destacar os motivos que impedem ou dificultam a amamentação e que interferem muitas vezes na saúde mental de mulheres.

Principais fatores

Mantido pelo Governo do Pará e gerenciado pela Pró-Saúde, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena presta atendimento 100% gratuito por meio do Sistema único de Saúde (SUS). A unidade atende gestantes e mães que encontram, no cuidado da equipe multiprofissional, suporte e acolhimento para superar as dificuldades da amamentação por meio de um atendimento humanizado.

De acordo com a médica pediatra, Ana Paula Lessa, as causas que interferem no aleitamento materno podem envolver situações fisiológicas, sociais e emocionais.

“Pode ser uma uma pega incorreta da mama, dores, doença que acomete a mãe ou o recém-nascido, críticas familiares, preocupações, depressão pós-parto, a mãe não estar em condições favoráveis para produzir leite, e até mesmo, por falta de informação, preparo ou orientação”, explica.

A falta de apoio é uma das principais causas do desmame precoce apontadas pela psicóloga Daniella Dias. “Quando as mães não conseguem oferecer a mama aos seus filhos acabam sendo invadidas por sentimentos de culpa, frustração e impotência. Receber julgamentos é o que elas menos precisam”, explica.

Segundo a profissional, há novos desafios da maternidade que a mãe irá enfrentar. Nesse processo, o cansaço, estresse e ansiedade, ou um ambiente não favorável, também influenciam nas dificuldades da mãe, o que faz com que, muitas vezes, desistam de amamentar.

Acolhimento às mães

“Quando ouvimos entendemos o histórico dessa mulher, os processos emocionais que envolvem a gestação, o parto, e o ambiente familiar. Trabalhamos a culpa, amenizamos as dores e o peso da responsabilidade com apoio e conhecimento, para empoderá-las como mulher e mãe”, afirma a psicóloga.“Fazemos translactação para estimular a resposta de produção de leite da mãe, métodos assistenciais, oficina de ordenha e pega, videoaulas interativas e cursos, mas também, dinâmicas, atividades educacionais, manuais e lazer para a mãe relaxar, estar mais feliz e motivada ao aleitamento materno”, destaca Danielly.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias