plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
SAÚDE

Mas, afinal, morar sozinha ou sozinho realmente engorda?

Lanches, fast food e congelados? Seja por preguiça, falta de tempo ou de afinidade com o ato de cozinhar, essas opções são sempre as primeiras escolhas de quem mora sozinho. Contudo, se por um lado, optar por pratos prontos e práticos ajudam a economizar

Imagem ilustrativa da notícia Mas, afinal, morar sozinha ou sozinho realmente engorda? camera Reprodução

Lanches, fast food e congelados? Seja por preguiça, falta de tempo ou de afinidade com o ato de cozinhar, essas opções são sempre as primeiras escolhas de quem mora sozinho. Contudo, se por um lado, optar por pratos prontos e práticos ajudam a economizar tempo, do outro, pode ser um grande fator de risco para a saúde.

Para a nutricionista Bruna Chaga, independência, falta de cobrança e liberdade para fazer o que bem entender também podem ser gatilhos para uma má alimentação.

"Às vezes, a pessoa passa o dia todo trabalhando fora e isso requer dedicação e organização para ter uma boa alimentação, mesmo tendo uma rotina alimentar fora de casa, porém, é com organização, reeducação alimentar e um pouco de disposição é possível conseguir ter uma rotina saudável mesmo morando só", garante.

Para a especialista, a alimentação, principalmente da pessoa que mora só, deveria ser prioridade. O primeiro passo para isso, segundo Bruna, "é fazer uma lista de compras com escolhas inteligentes".

"Pode começar trocando o pão comum pelo pão integral, que é mais rico em fibras e auxilia no funcionamento intestinal. Pode caprichar nas frutas e de preferência as da época e, nas oleaginosas como nozes, castanhas e amêndoas, nos legumes e nas verduras, que devem ser comprados semanalmente para não haver desperdício", recomenda.

Berries Fruits GIF - Berries Fruits Tomatoes GIFs

Os congelados são uma opção super prática para quem mora só. Mas, aqui não estamos falando de qualquer congelado e sim aqueles do "bem".

"Congelar os legumes é uma ótima opção, mas deve ser feito da forma adequada para manter seus nutrientes e sabores. Fazer o branqueamento é uma delas O branqueamento é bem simples se se fazer -você deve lavar bem os legumes. Corte em pedaços pequenos e, em seguida coloque-os em uma panela com água fervente. Espere até a água voltar a ferver, retire o alimento e coloque-o em uma vasilha com água gelada e gelo, por 2 minutos. Em seguida, retire o alimento da água gelada, escorra a água e coloque pouca quantidade do alimento em sacos plásticos próprios para culinária, retirando o excesso de ar", explica a nutricionista.

Munch Popcorn GIF - Munch Popcorn Eating GIFs

E, as guloseimas, pode? O ideal, segundo Bruna, é reduzir gradativamente. "O consumo de guloseimas, apesar desse hábito ser comum, não é nada saudável. O açúcar é um carboidrato refinado que proporciona uma série de problemas à saúde, como diabetes mellitus, arteriosclerose, obesidade, aumento do ácido úrico sérico e incidência de cálculos biliares, por isso, deve ser evitado".

A nutricionista ressalta que variação é a palavra-chave. Segundo ela, o ideal é ter todos os dias, legumes e verduras nos pratos principais e, frutas nos lanches.

"Para o almoço, por exemplo, você pode optar por um prato que contemple a maior parte em legumes e hortaliças. Coloque também boas fontes de carboidrato, como arroz integral, batata doce, mandioca ou inhame. As proteínas magras, como peixe, frango e patinho são as mais indicadas", orienta.

Já nos lanches intermediários, entre as principais refeições – café da manhã, almoço e jantar- a nutricionista recomenda o consumo de "frutas sempre acompanhadas de aveia, sementes e castanhas". E, no jantar, a prioridade é por "uma refeição mais leve, com peixe ou frango e legumes, por exemplo".

Veja duas receitinhas (de almoço e jantar), preparadas pela nutricionista, para os internautas do DOL:

ALMOÇO: Almôndegas ao molho de tomate

Ingredientes:

Carne magra moída (patinho)

Cebola

Pimentão

Alho

Sal de ervas

Manteiga ou manteiga ghee

Molho de tomate

Modo de preparo:

Utilize uma carne magra, sugestão: patinho moído

Pique a cebola, pimentão e o alho ,misture com os temperos e a carne moída crua. Faça bolinhas médias e depois coloque em uma panela com uma colher de sopa de manteiga ghee e cubra com molho de tomate ate cobrir. Tampe a panela e deixe cozinhar. Pode servir com macarrão integral.

JANTAR: Salpicão saudável

Ingredientes:

Peito de frango cozido

Batata doce

Vagem

Cenoura

Creme de ricota

Modo de preparo:

Cozinhe o peito de frango temperado e desfie. Depois, corte a batata doce em tiras e cozinhe no vapor. Corte também as vagens do tamanho que você preferir e cozinhe junto com a batata no vapor. Misture tudo em um recipiente, acrescentando o creme de ricota. Coloque a cenoura ralada por cima, misture e pronto!

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias