plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
TRANSPORTE

Ônibus do BRT voltam a circular com movimento baixo

Depois de quase quatro meses sem operar, por conta da pandemia, o Sistema BRT Belém retornou ontem ainda de forma gradual. Do total de 15 ônibus articulados, dez voltaram às atividades. Mas poucas pessoas procuram pelo serviço no período da manhã.A dona d

Imagem ilustrativa da notícia Ônibus do BRT voltam a circular com movimento baixo camera Tanto de manhã como de noite poucas pessoas usaram o serviço. | Antonio Melo/Diário do Pará

Depois de quase quatro meses sem operar, por conta da pandemia, o Sistema BRT Belém retornou ontem ainda de forma gradual. Do total de 15 ônibus articulados, dez voltaram às atividades. Mas poucas pessoas procuram pelo serviço no período da manhã.

A dona de casa Lilian Tavares utilizou o sistema para se deslocar de São Brás a Icoaraci e disse que o percurso foi tranquilo. “Acho que as pessoas ainda não estão sabendo do retorno do BRT porque tem pouquíssimos passageiros nos ônibus. Do que eu desci agora vinham apenas cinco”, disse.

Essa também é a opinião do mototaxista Alberto Silva, que trabalha em um ponto próximo a Estação Maracacuera. “Estou aqui desde cedo e não tem quase ninguém pegando os ônibus, situação bem diferente do que ocorria antes da pandemia quando esse terminal ficava lotado de pessoas esperando a vez para embarcar, especialmente nos primeiros horários da manhã”, afirmou.

Entre as linhas que voltaram a circular estão os ônibus articulados do BRT Maracacuera-São Brás, que percorrem a faixa exclusiva do BRT das avenidas Almirante Barroso e Augusto Montenegro, com embarque e desembarque nos terminais e estações. Também já é possível utilizar a linha Canarinho/Tapanã, que integra no Terminal Tapanã, e ainda Paricás, Itaiteua e Fama/Maracacuera.

Como medidas preventivas contra a Covid-19, além do uso obrigatório de máscaras, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) determinou às empresas operadoras do Sistema de Transporte Público de Passageiros que o piso seja demarcado, estabelecendo o distanciamento mínimo entre as pessoas, assim como a disponibilidade de álcool 70% para higienização das mãos. No entanto, a reportagem não observou nenhum tipo de demarcação, pelo menos no piso, de uma das principais estações do BRT, a Maracacuera, em Icoaraci.

Leia mais:

Deficientes, idosos e mulheres poderão descer do ônibus em qualquer lugar

Governo ativa desvios para avanço de obras na BR-316

PICO

A demanda seguiu abaixo do esperado no final da tarde e início da noite, nos chamados horários de pico.

A equipe do DIÁRIO percorreu algumas paradas e terminais do BRT e registrou pouco movimento. Até mesmo nos pontos considerados mais movimentados o fluxo de pessoas foi baixo.

O usuário João Damasceno confirmou a calmaria no retorno dos ônibus do BRT, o que foi considerado por ele uma opção favorável no transporte público. “Todos os dias eu pegava o BRT, ainda bem que voltou. E melhor ainda que nesse retorno foi sem lotação, tanto cedo da manhã quanto agora a noite”, comentou.

A esperança dos usuários é que os ônibus do BRT sejam uma alternativa para desafogar os coletivos das linhas normais, já que sofriam com a demora.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias