plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
CARGA ESTAGNADA

Caminhoneiros ameaçam fechar BR-316 após falha em sistema 

Trabalhadores e representantes de empresários do ramo de madeireiras denunciaram, na manhã desta terça-feira (11), ao DOL, que vários caminhoneiros que fazem o transporte desse material, estão paralisados em todo o Estado do Pará. O problema seria em uma

Imagem ilustrativa da notícia Caminhoneiros ameaçam fechar BR-316 após falha em sistema  camera Categoria pede a regularização do sistema para dar andamento na carga que está parada | Reprodução

Trabalhadores e representantes de empresários do ramo de madeireiras denunciaram, na manhã desta terça-feira (11), ao DOL, que vários caminhoneiros que fazem o transporte desse material, estão paralisados em todo o Estado do Pará.

O problema seria em uma falha no Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais (SisFlora), que é responsável pela liberação de documentos como a certificação da origem da madeira, já que a carga só pode circular após a emissão de nota fiscal, guia florestal e com a comprovação de todos os impostos pagos.

Segundo eles, o sistema do SisFlora está paralisado desde o dia 03 de agosto, e com isso, várias cargas de transporte de madeira estão paralisadas, já que para trabalhar legalmente é necessário as certificações que são emitidas pelo SisFlora. Com isso, além de atrasar a entrega da mercadoria, o setor também deixa de arrecadar e é prejudicado, não apenas os empresários, mas também os caminhoneiros que transportam as cargas e sobrevivem de frete.

Em vídeo, trabalhadores do setor mostram que em várias locais do estado do Pará, a carga está paralisada.

VEJA!

Fechamento de portos, semana do advogado e mandioca em Bragança estão no RD

Ainda segundo eles, um contato com o setor DTI da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) foi feito no dia seguinte, (04 de agosto), para alertar sobre a paralisação do SisFlora, mas naquele momento, a resposta do órgão foi que o problema já estava sendo solucionado. No entanto, até o momento, nada foi feito.

Paraná e Rússia podem assinar acordo para fabricar vacina contra Covid-19

Em razão da situação, alguns caminhoneiros, que dependem de frete, já ameaçam fechar a BR-316, nesta terça-feira (11), em protesto à paralisação. Ainda não há informações sobre horário ou o trecho onde seria feito a mobilização.

Na busca de uma resposta o DOL enviou uma solicitação de nota à Semas e aguarda um posicionamento.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias