plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
LANÇAMENTO

Bruno B.O lança novo videoclipe que integra DVD “Afro-Amazônico”

A periferia com suas adversidades e contradições, as pessoas e suas vivências. É esse o contexto que o rapper paraense Bruno B.O, um dos pioneiros do rap e do ragga no Pará, explora em seu mais novo trabalho, o videoclipe “Sempre pelo Certo”, que está dis

Imagem ilustrativa da notícia Bruno B.O lança novo videoclipe que integra DVD “Afro-Amazônico” camera A música “Sempre Pelo Certo” revela a intimidade da vida do rapper trabalhando com jovens cumprindo medidas socioeducativas | Divulgação/Maycon Nunes

A periferia com suas adversidades e contradições, as pessoas e suas vivências. É esse o contexto que o rapper paraense Bruno B.O, um dos pioneiros do rap e do ragga no Pará, explora em seu mais novo trabalho, o videoclipe “Sempre pelo Certo”, que está disponível nos canais do artista no YouTube e YouTube Music.

“A composição nasce de uma situação muito pessoal minha. Eu trabalhei há alguns anos como professor de medida socioeducativa e tive, naturalmente, um grande envolvimento com as histórias de vida das pessoas daquele meio, até por eu ter vindo da periferia, ser negro e ter enfrentado muita coisa que aqueles meninos também passaram. Acabei me envolvendo bastante com as histórias, com a energia do lugar, e desenvolvendo uma depressão. E a partir do momento que consegui me reerguer da depressão, eu escrevi essa letra”, revela.

Porém, ele diz que a música acabou retratando muitas situações cotidianas da periferia. “Isso porque fala de coisas e situações que são muito presentes na vida de alguém que tem uma trajetória como a minha, de vir da periferia e fazer um curso universitário, de conseguir um emprego. Fala de um lado meu que as pessoas talvez não conheçam, por desconhecerem minha origem. Mas em termos de anseios da periferia, acredito que ela está muito ligada a essa ideia do empoderamento individual, pessoal, para se manter forte e na luta”, explica ele, que além de MC é pesquisador. Com formação em Ciências Sociais, o antropólogo fez pesquisas durante toda sua trajetória acadêmica sobre a cultura hip-hop, em especial o rap. Seu conhecimento antropológico é aliado à sua musicalidade.

Gravado no ano de 2018, até mesmo antes de todo esse cenário de pandemia e de isolamento social, o clipe é um prenúncio do DVD “Afro-amazônico”, que foi selecionado pelo selo Natura Musical, por meio da lei estadual de incentivo à cultura do Pará (Semear), ao lado de nomes como Lucas Estrela, Liège, Chico Malta e Thais Badú, por exemplo.

Fruto desse projeto, Bruno lançou a mixtape “Afro-amazônico” (2019) com 14 faixas (entre singles, antigas e inéditas), todas mixadas pelo DJ Morcegão, além dos clipes “Arma Literaria” (participação de Thiago Elniño & Bando Mastodontes), “Expresssividade” (participação de Souto MC) e “Calor, suor e paixão” (participação de Nanna Reis, Slim Rimografia e Manoel Cordeiro).

Para o clipe, “Sempre pelo Certo” ganhou uma nova roupagem e traz guitarras de Renata Beckmann e Rafael Tachinha; beats de Dubalizer e Mek Beat; direção assinada por Léo Platô, com imagens de Maycon Nunes e fotografia de Luiza Chediek.

“A gravação foi feita em dois dias. No primeiro, foi a gravação do DVD, e no segundo, o lançamento da mixtape. Então, as imagens de palco são tiradas desses dois shows e a imagem de bastidores e de camarim também. Nem se sonhava com pandemia ainda”, diz.

DVD

A gravação do DVD também ocorreu em 2018, e até o ano passado ele estava em fase de finalização e mixagem, diz Bruno. Com lançamento previsto para este semestre, tem participações de Keila, Mestre Laurentino, Jaime Katarro, Ícaro Suzuki, alguns artistas de São Paulo e do Rio de Janeiro que já estão no clipe.

“Inclusive os quatro clipes que já estão no playlist no meu canal ‘Afro-Amazônico’ são partes integrantes do DVD, por isso ‘Sempre pelo Certo’ saiu por último, que é o que traz imagens do DVD mesmo, mas os quatro clipes representam as dimensões da minha vida e do meu trabalho: a dimensão religiosa, da docência enquanto professor, da militância como rapper e a questão da negritude”, analisa. “É o primeiro DVD de hip-hop do Norte do país. Acho que isso é extremamente importante para todo mundo, para a cena hip-hop de uma forma geral e não só para minha carreira”, celebra.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias