plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
TRABALHO

Pedido de seguro-desemprego apresenta diminuição no Pará

Dados divulgados pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia mostram que o Pará registrou uma leve redução no número de pedidos de seguro-desemprego quando comparados dados da primeira quinzena de julho com os últimos 1

Imagem ilustrativa da notícia Pedido de seguro-desemprego apresenta diminuição no Pará camera Pará segue tendência nacional de queda nos pedidos | Agência Brasil

Dados divulgados pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia mostram que o Pará registrou uma leve redução no número de pedidos de seguro-desemprego quando comparados dados da primeira quinzena de julho com os últimos 15 dias de junho deste ano. Na primeira quinzena de julho foram feitas 5.743 solicitações contra 6.436 pedidos registrados nas duas últimas semanas de junho. Desde o início da pandemia, os pedidos de seguro-desemprego vinham aumentando, no Pará. No acumulado de abril a junho, 39.787 pessoas perderam o emprego no Estado e solicitaram o benefício, 6,1% a mais do que no mesmo período do ano passado. Somente em junho, foram 13.413 requerimentos, aumento de 22,8% em comparação a 2019.

Os reflexos da pandemia na população economicamente ativa do Pará começaram de fato a serem sentidos a partir de abril, mês que indicava uma tendência de queda nas solicitações de seguro-desemprego entre os paraenses.

Já em maio ocorreu um aumento de 10% na comparação com o mesmo período de 2019 e 10% em comparação a abril, com 14.303 requerimentos. A explosão chegou em junho, com 22,8% de aumento em comparação com mesmo período de 2019. E agora, a partir dos dados da segunda quinzena de julho, esse quadro começa a mudar com tendência de queda no número de solicitações.

Em todo o país, as solicitações de seguro-desemprego, na modalidade trabalhador formal, voltaram a apresentar redução em julho e somaram 570.543. O número representa queda de 8,8% na comparação com julho do ano passado (625.605). Na comparação com junho deste ano (653.174), houve retração de 12,7%. Do total de pedidos feitos em julho, 377.864 (66,2%) foram realizados via web, seja por meio do portal gov.br ou por meio da Carteira de Trabalho Digital. Os três estados com maior número de requerimentos foram São Paulo (177.305), Minas Gerais (62.274) e Rio de Janeiro (47.075).

Sobre o perfil dos solicitantes, 39,3% eram mulheres e 60,7% homens. A faixa etária que concentrava a maior proporção de requerentes era de 30 a 39 anos, com 32,8%. Em termos de escolaridade, 59,6% tinham ensino médio completo.

Pedido de seguro-desemprego apresenta diminuição no Pará
📷 |

Em relação aos setores econômicos, os pedidos estiveram distribuídos entre serviços (43,3%), comércio (25,7%), indústria (16,1%), construção (10,5%) e agropecuária (4,3%). As Superintendências Regionais do Trabalho do Governo Federal ampliaram os esforços para garantir o atendimento não presencial aos cidadãos durante o período da pandemia da Covid-19. Foram disponibilizados canais adicionais de atendimento remoto.

Para dúvidas e esclarecimentos, o empregado pode acionar as superintendências por meio de formulário on-line ou ainda pelos telefones que podem ser verificados na página.

No portal gov.br, há mais informações sobre as estatísticas do seguro-desemprego e é possível acessar boletins mensais, tabelas de séries históricas e notas conceituais.

PARA ENTENDER

O Seguro-Desemprego é um benefício integrante da seguridade social, garantido pelo art.7º dos Direitos Sociais da Constituição Federal e tem por finalidade prover assistência financeira temporária ao trabalhador dispensado involuntariamente e auxiliá-lo na manutenção e busca de emprego, promovendo para tanto, ações integradas de orientação, recolocação e qualificação profissional.

Embora previsto na Constituição de 1946, foi introduzido no Brasil em 1986, por intermédio do Decreto-Lei n.º 2.284, de 10 de março de 1986 e regulamentado pelo Decreto n.º 92.608, de 30 abril de 1986.

Após a Constituição de 1988, o benefício do Seguro-Desemprego passou a integrar o Programa do Seguro-Desemprego.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias