Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
30°
cotação atual R$

Notícias / Notícias Pará

SAÚDE

Sespa registra queda do número de óbitos em domicílio por suspeita de Covid-19

segunda-feira, 10/08/2020, 16:29 - Atualizado em 10/08/2020, 16:51 - Autor: Agência Pará


| Bruno Cecim/Ag. Pará

O Serviço de Verificação de Óbito (SVO) da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) registrou queda nas solicitações de remoção de corpos em residências de casos suspeitos de Covid-19, na Região Metropolitana de Belém.

"Temos observado uma redução considerável, mês a mês. Em maio, foram 69 casos e em agosto apenas duas remoções foram solicitadas pelo SVO. A queda se deu, principalmente, por conta das ações eficazes no combate à Covid 19", afirma Denilson Feitosa, diretor de vigilância em saúde da Sespa.

O mês de abril registrou pico de ocorrência de óbitos em domicílios, com média de 24 remoções por dia. Principalmente na segunda quinzena, quando houve registro de até 66 ocorrências em um único dia.

Em maio, foram 69 casos suspeitos entre os 284 atendimentos, uma média de nove casos/dia. Em junho, foram 11 casos atendidos pelo SVO com suspeita de Covid-19. Já em julho, a média foi de cinco óbitos/dia. E em agosto, até o dia 02, apenas dois óbitos foram registrados.

Com a pandemia, o Ministério da Saúde orientou a chama autópsia verbal onde a declaração de óbito passou a ser emitida pelo médico no local da ocorrência, eliminando assim a necessidade de enviar o corpo ao SVO. Com a mudança, o número de veículos começou a reduzir, permitindo também o fluxo de outras demandas de identificação e liberação.

"A parceria entre o IML e o SVO é muito boa. O pico de mortes já passou e já devolvemos os dois conteineres que estavam sendo usados por conta da demanda, para o armazenamento dos corpos. No momento, o IML está com demanda zero dentro do SVO", ressaltou Celso Mascarenhas, diretor do Instituto Médico Legal no Pará.

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS