plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
POLÊMICA

Pesquisadores denunciam impactos ambientais em obras na orla de Ajuruteua

Dois pesquisadores abriram consulta pública para reunir contribuições dos moradores sobre a intervenção que está sendo realizada na orla da praia de Ajuruteua, no município de Bragança, no nordeste paraense. O objetivo da pesquisa é compreender quais as i

Imagem ilustrativa da notícia Pesquisadores denunciam impactos ambientais em obras na orla de Ajuruteua camera Pesquisadores denunciam impactos ambientais e implicações da obra na vida dos moradores e visitantes da praia. | Rômulo Alves

Dois pesquisadores abriram consulta pública para reunir contribuições dos moradores sobre a intervenção que está sendo realizada na orla da praia de Ajuruteua, no município de Bragança, no nordeste paraense. O objetivo da pesquisa é compreender quais as implicações da obra na vida dos moradores e visitantes da praia, bem como estimar qual o nível de conhecimento da população sobre as políticas públicas.

Participe da consulta pública clicando aqui.

As obras compreendem na construção do calçadão e muro de arrimo. Segundo um dos pesquisadores, que pediu para ter a identidade preservada, a obra não está clara para a sociedade. "Não teve uma audiência pública que é um dos requisitos necessários para uma obra de impacatos como essa".

Os pesquisadores ressaltam ainda, que algumas perguntas precisam ser respondidas a sociedade. "Quantos imóveis regularizados têm na praia do Campo do Meio e qual política de regularização fundiária? Como são tratados os esgotos sanitários de cada um dos empreendimentos instalados no Campo do Meio? Qual a dinâmica da praia nos últimos 20 anos? Qual a política de regularização ambiental para a praia do Campo do Meio? Por que o Relatório da CPRM não foi levado em consideração? E o Processo que ainda rola na Justiça?", questiona.

Segundo os pesquisadores, existe um processe na Justiça que investiga essas questões. "A obra já caiu uma vez porque não tem relatório técnico que comprove sua eficiência e eles estão de novo gastando dinheiro público com isso", enfatiza.

Após o fim do período de consulta pública, os pesquisadores avaliarão todo o conjunto de informações, considerando o perfil de quem frequenta o local e, depois, acionar o Ministério Público do Estado do Pará.

>> Relembre a série especial produzida pelo DOL em Bragança:

Primeira reportagem da série: Sabão ecológico limpa a natureza e gera renda no Pará

Segunda reportagem da série: Óleo de cozinha que poluía rio em Bragança é transformado em sabão ecológico; saiba como!

Terceira reportagem: Ações ajudam catadores(as) a produzirem sabão ecológico e se alfabetizarem

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias