plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
ROLÊS VIRTUAIS

Circular promove shows, oficinas, debates, exposições e outras atividades gratuitas

O Dia dos Pais hoje pode ser cheio de arte e cultura, sem nem precisar sair de casa. É o que propõe a programação da “32ª edição do Circular Campina Cidade Velha”, que mais uma vez será realizada em ambiente virtual, das 8h às 22h, pelas redes sociais, co

Imagem ilustrativa da notícia Circular promove shows, oficinas, debates, exposições e outras atividades gratuitas camera “Rolê de Pai & Filha”, projeto do fotógrafo Maycon Nunes, está em cartaz nas redes do Ateliê Jupati. | Divulgação

O Dia dos Pais hoje pode ser cheio de arte e cultura, sem nem precisar sair de casa. É o que propõe a programação da “32ª edição do Circular Campina Cidade Velha”, que mais uma vez será realizada em ambiente virtual, das 8h às 22h, pelas redes sociais, com música, literatura, artes cênicas, contação de histórias, oficinas, artes visuais, cultura alimentar, dicas de bem-estar e meio ambiente, entre outras atividades. A realização é da Associação Amigos de Belém e Equipe Gestora Circular.

A programação começa com a instrutora Tunga Vydia Devi Dasi ensinando técnicas de ioga logo cedo, às 8h. Os pais também vão ganhar de presente “Alma Leve”, obra de homenagem poética por Carol Abreu e Marcos Campelo.

O Ateliê Jupati mostra o projeto “Rolê de Pai & Filha”, uma proposição do fotografo Maycon Nunes. Já na mostra “Quem são os habitantes da Amazônia”, fotógrafos fazem um recorte da história da identidade amazônica e seus povos tradicionais. Participam Nathalie Brasil, Renato Reis, Camila Thiers, Yan Belém, Renata Aguiar, Ursula Bahia e Evna Moura

Nesta edição, Daniel Oliveira, do projeto Verde Cidadão, traz dicas de como fazer uma horta em casa; Mayara Oliveira, da Associação Amigos de Belém, mostra como fazer a reutilização de vidro, transformando garrafas em objetos de decoração; enquanto a artesã Nai Nóvoa, da Garden Art, compartilha seu amor e trabalho com plantas, para mostrar como eternizá-las e transformá-las em objetos cheios de afeto. E o espaço Boca da Terra exibe vídeo sobre as curiosidades da grama do trigo, seus benefícios e dicas de cultivo e uso.

A escritora paraense Monique Malcher também estará na programação deste domingo, lendo o conto “Boca de lobo”, que abre a primeira parte de seu livro “Flor de Gume”, recém-lançado. O Comitê Arte Pela Vida traz mais literatura à edição, apresentando “Leituras poéticas” com Loren Rodrigues, que escolheu obras de Max Martins, Ana Cristina César e Lília Silvestre Chaves.

MUSEUS

O Sistema Integrado de Museus apresenta o projeto “Bora pro Museu”, com vídeos documentais sobre os acervos dos museus do Estado. Tem mais vídeos na ação digital do Coletivo Aparelho, que mostra imagens das ações que ocorreram nos últimos meses, e sobre o projeto “Rede Entre Marés”, na Comunidade do Porto do Sal.

E falando em Aparelho, vai ter roda de chorinho com o Mercado do Choro, grupo que tradicionalmente se apresentava no Mercado do Porto do Sal no “Circular”, e que fará uma exibição virtual às 12h30, no perfil do projeto. Para a ocasião, o grupo selecionou duas cações: “Mercado do Jurunas”, de Thiago Amaral e Diego Santos, que integra o EP lançado em 2016, e “Cheguei”, de Pixinguinha e Benedito Lacerda.

“Gravamos um vídeo com essas duas canções que gostamos muito de tocar. Dedicamos elas aos nossos parceiros de música que sempre chegavam nas rodas presenciais, tanto que ele será exibido no horário que costumávamos nos apresentar no Mercado do Sal”, conta Carla Cabral, que toca cavaco ao lado de Diego Santos (violão de sete cordas), Gabriel Ventura (pandeiro) e Tiago Amaral (clarinete).

AO VIVO

Nesta edição haverá quatro lives. A primeira, pela manhã, vai abordar “O patrimônio do arquiteto Landi no Centro Histórico de Belém”, proposta do projeto Roteiros Geoturísticos, com participação da professora Goretti Tavares e da arquiteta Elna Trindade, no instagram delas @goretti_tavares e @elnatrindade.

De tarde, o ao vivo vem de um espaço novo que inaugurou no centro histórico de Belém em plena pandemia, O Candeeiro, que vai realizar uma visita guiada pela exposição “Diálogos no Silêncio”, na qual Heldilene Reale e Natan Garcia mostram obras de Beatriz Paiva (PA), Cleidy Lopes (PA), Ernesto Bonato (SP), Ionaldo Rodrigos (PA), Luciana Magno (PA), Martín Perez (URU), Nayara Jinknns (PA), Octávio Cardoso (PA), Paulo Meira (PE), PP Condurú (PA), Rosângela Britto (PA) e Yan Belém (PA).

Já entrando pela noite, a live da live de Fotoativa será com Casarão do Boneco, via YouTube e Facebook do Circular. Anne Dias, José Vianna, Nanan Falcão e Paulo Ricardo Nascimento discutem a gestão de espaços culturais independentes em tempos de pandemia. Para encerrar a live é musical, com Félix Robatto em transmissão pelo canal de Youtube do evento.

APROVEITE

32ª edição do Circular Campina Cidade Velha

Quando: Hoje, de 8h às 22h

Onde: facebook.com/ocircular, Instagram @circularcampinacidadevelha e canal do Circular Campina Cidade Velha no Youtube

Informações: www.projetocircular.com.br

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias