plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
DECRETO

Shoppings e comércio de Belém voltam a funcionar em horário normal

Os shopping centers da capital paraense voltaram a funcionar das 10h às 22h e, as lojas de rua, das 8h às 20h, desde esta sexta-feira (7), após a publicação de decreto da Prefeitura de Belém no Diário Oficial do Município. O texto também normatiza o funci

Imagem ilustrativa da notícia Shoppings e comércio de Belém voltam a funcionar em horário normal camera Oswaldo Forte/Agência Belém

Os shopping centers da capital paraense voltaram a funcionar das 10h às 22h e, as lojas de rua, das 8h às 20h, desde esta sexta-feira (7), após a publicação de decreto da Prefeitura de Belém no Diário Oficial do Município. O texto também normatiza o funcionamento de outros espaços públicos - a exemplo do Bosque Rodrigues Alves e de cemitérios. As informações são da Agência Belém.

O decreto regulamenta, por exemplo, o funcionamento do Bosque Rodrigues Alves e dos demais parques ecológicos e zoobotânicos localizados em Belém, que já estavam liberados para visitação desde o último dia 04.

A publicação também normatiza sobre os cemitérios, que permanecerão abertos para visita em datas comemorativas.Os espaços deverão seguir os protocolos de segurança, como horário, limite de visitantes, disponibilização de itens de higiene e outras medidas.

No caso específico do Bosque, o local irá funcionar das 8h às 13h, com a capacidade reduzida a 50 %. Uma ressalva é que fica proibido o acesso do público aos espaços fechados dos parques, tipo caverna, aquário, brinquedoteca, chalé de ferro, farol e outros.

Já os cemitérios públicos e privados poderão liberar a visitação em datas comemorativas, mas obedecendo a capacidade do lugar e autorizando a permanência de pessoas utilizando máscaras, entre outras regras de higiene.

SELF SERVICE DE VOLTA

Outra medida publicada no decreto altera a capacidade dos restaurantes para 50 % de ocupação e libera o self service nos estabelecimentos de alimentação. Anteriormente, o setor estava funcionando com 40% da capacidade e oferecendo apenas o serviço à la carte. Com as mudanças novos protocolos de higiene foram inseridos na retomada da atividade.

ESPORTES COM RESTRIÇÕES

As atividades feitas em quadras e arenas estão liberadas, desde que sejam executadas em dupla e sem contato físico, como vôlei de praia, squash, futevôlei e outros esportes. Atividades em grupos e com contato continuam proibidas.

Também fica permitida a prática de atividades físicas aquáticas, mas de forma individual, como natação e saltos ornamentais desde que obedeçam aos critérios de distanciamento. A utilização de piscina para uso recreativo permanece proibida, assim como atividades em grupos.

CURSOS SUPERIORES DA SAÚDE

As aulas presenciais práticas realizadas por cursos superiores da área da saúde também estão liberadas, quando essa for essencial para a conclusão do curso. A autorização inclui instituições públicas e privadas e vale a partir do dia 10 de agosto.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias