plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
Sem procissão

Círio é cancelado pela Igreja Católica por causa da pandemia do  Coronavírus

Por causa da pandemia do coronavírus, e após estudos, a Arquidiocese de Belém e a Diretoria da Festa de Nazaré anunciaram, na noite de ontem (6), que a grande romaria do Círio de Nazaré, que reúne mais de 2 milhões de pessoas nas ruas de Belém no segund

Imagem ilustrativa da notícia Círio é cancelado pela Igreja Católica por causa da pandemia do  Coronavírus camera É a primeira vez que a procissão não acontecerá depois de mais de 200 anos | Fernando Araújo / Diário do Pará

Por causa da pandemia do coronavírus, e após estudos, a Arquidiocese de Belém e a Diretoria da Festa de Nazaré anunciaram, na noite de ontem (6), que a grande romaria do Círio de Nazaré, que reúne mais de 2 milhões de pessoas nas ruas de Belém no segundo domingo de outubro, não irá acontecer este ano. Ela e todas as outras romarias paralelas à grande festa católica paraense serão substituídas por missas com público limitado, cerimônias pela internet e visitações da imagem peregrina. É a primeira vez que isso ocorre depois de mais de 200 anos

As mudanças foram apresentadas pela diretoria da festa e pelo arcebispo Dom Alberto Taveira.

Alguns pontos ainda ficaram na dúvida dos fieis e o DOL traz as respostas para você.

COMO SERÁ O CÍRIO 2020?

As principais programações que reuniam milhões de devotos, este ano ocorrerão de forma restrita, algumas às portas fechadas nas igrejas. De acordo com a organização do evento, o Círio será simplificado, ou seja, todas as procissões e eventos que são feitos com a presença dos fiéis foram transformados em celebrações transmitidos na internet e televisão. Com isso, a programação do Círio 2020 foi denominada “Fé Sem Distância”.

A IMAGEM DE NOSSA SENHORA VAI SAIR ÀS RUAS?

A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré não seguirá nenhuma procissão. Todo o trajeto dela para cumprir o cronograma será feito em um carro fechado, sem o acompanhamento dos fiéis. E, no segundo domingo de outubro, após missa na Catedral de Belém, a imagem fará um sobrevoo sobre hospitais da cidade.

E A APRESENTAÇÃO DO MANTO E A CORDA?

Os ícones marianos, como manto, corda e procissões devem ganhar novo formato, também em obediência às normas de segurança à saúde. A respeito da Corda, Dom Alberto preferiu manter segredo, mas adiantou que “a definição da corda vai chegar” e que foi encontrada “uma bela solução para que cheguem às pessoas”.

PROMESSAS

De acordo com o Taveira, a quinzena do Círio, que ocorrerá de 12 a 25 de outubro, seguirá às normas vigentes em relação ao limite de ocupação das igrejas, que atualmente é de 50% da capacidade total. É nesse período em que os promesseiros poderão ir à Basílica pagar as promessas, mudança significativa já que elas são realizadas nas procissões de rua.

A CASA DE PLÁCIDO VAI FUNCIONAR?

Sim. A Casa de Plácido, espaço que acolhe os romeiros, estará funcionando. “Estamos com tudo preparado. Se hoje fosse possível realizar o Círio na forma costumeira, em poucos dias teríamos tudo pronto para realizar. Da nossa parte, está tudo encaminhado”, ressaltou.

HAVERÁ O CÍRIO MUSICAL, CÍRIO DAS CRIANÇAS E ARRAIAL?

Quanto ao Círio Musical, Círio das Crianças e Arraial, também não ocorrerão.

PEREGRINAÇÕES NAS CASAS

No próximo dia 16, será apresentado o livro das peregrinações, onde as famílias poderão realizar os encontros nas casas recebendo a orientação de respeitar às normas sanitárias. “Vamos fazer o Círio do jeito que é possível. Não será como nós gostaríamos, mas posso dizer a todos que é um sofrimento para mim não fazer com as trasladações, com todas as procissões. É uma dor que temos que abraçar”, contou Dom Alberto.

A PROGRAMAÇÃO

Círio é cancelado pela Igreja Católica por causa da pandemia do  Coronavírus
📷 |Diário do Pará
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias