plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
SAÚDE

Agosto Dourado: a importância do leite materno que é o alimento padrão ouro 

Na Semana Mundial do Aleitamento Materno, comemorado anualmente na primeira semana de agosto, as ações de saúde se estendem pelo mês inteiro, através da campanha Agosto Dourado, que chama a atenção para a importância da conscientização sobre a necessid

Imagem ilustrativa da notícia Agosto Dourado: a importância do leite materno que é o alimento padrão
ouro  camera Freepik

Na Semana Mundial do Aleitamento Materno, comemorado anualmente na primeira semana de agosto, as ações de saúde se estendem pelo mês inteiro, através da campanha Agosto Dourado, que chama a atenção para a importância da conscientização sobre a necessidade da amamentação exclusiva até os seis meses.

Agosto é chamado de dourado porque o leite é o alimento ‘padrão ouro’, nenhuma fórmula ou outro alimento consegue substituir as propriedades nutricionais e imunológicas do leite materno.

Segundo a médica ginecologista e obstetra da Hapvida, Clara Onuma, crianças que são amamentadas têm menos chances de desenvolver doenças respiratórias, alergias, infecções, diarreias, otites (infecções no ouvido médio), obesidade e diabetes tipo 2, e as chances de ser um adulto mais saudável e produtivo aumentam, “o leite materno é rico em imunoglobulinas, que fortalecem o sistema imunológico contra doenças e infecções, além de nutrir”.

Muitos são os benefícios da amamentação, para a mãe e para o bebê. Pesquisas revelam que a amamentação reduz em até 13% a mortalidade de crianças menores de cinco anos e diminui o risco de a mulher desenvolver câncer de mama em 6%. No Brasil, o desmame é precoce e muitas mães se sentem desencorajadas pelo olhar da sociedade, quando estão amamentando em lugares públicos, “no Brasil, há um índice muito alto de desmame logo no primeiro mês de vida, por isso a importância das campanhas de incentivo e de uma rede de apoio, principalmente da família. Infelizmente é cultural no nosso país que mães que amamentam em público sejam constrangidas e julgadas. O aleitamento pode e deve continuar junto com a introdução alimentar, em média, até dois anos ou mais.”

Para a obstetra, amamentar não é um ato fácil, mas é preciso receber apoio para continuar, para a saúde do bebê e da mãe. “Amamentar requer dedicação, abdicar de coisas, são muitas noites mal dormidas, mas é muito prazeroso proporcionar o alimento para o filho, ser a fonte de saúde e fortalecer ainda mais o elo com o bebê”, finaliza.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias