Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
32°
cotação atual R$

Notícias / Notícias Pará

MÚSICA

Orquestra Filarmônica de Minas Gerais integra Programa Vale Música

sexta-feira, 31/07/2020, 17:49 - Atualizado em 31/07/2020, 17:55 - Autor: Com informações da Vale


O Programa Vale Música conta também com a parceria da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, que integrou o projeto a partir deste mês de julho. A iniciativa da Vale visa a incentivar a música de concerto no Brasil, por meio de intercâmbio musical que conecta crianças e adolescentes de escolas públicas às maiores orquestras do país. Em 2019, durante seu primeiro ano, o Programa atendeu cerca de mil alunos com programas de formação, residência e encontros musicais nos estados do Pará, Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

As atividades da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, realizadas por meio de sua Academia Virtual, serão ministradas online, assim como acontece com as das demais orquestras, em respeito à orientação de distanciamento social vigente em consequência da pandemia do novo coronavírus. A turma inaugural conta com estudantes do projeto de formação musical Vale Música Belém (PA) e uma agenda que contempla aulas individuais, aulas coletivas e masterclasses digitais com os músicos da orquestra. Em seguida serão atendidos os projetos Instituto Moinho Cultural (MS) e Vale Música Serra (ES).

O maestro Fabio Mechetti, diretor artístico e regente titular da Filarmônica de Minas Gerais, comemora a parceria. "Dentro da missão educativa de formação musical e de acesso à música clássica essencial à Filarmônica, ficamos extremamente felizes com a oportunidade gentilmente oferecida pela Vale, de chegarmos com nossos músicos/professores a várias regiões do Brasil, no intuito de aproximar a demanda de tantos jovens talentosos que buscam uma realização através da música e o singular profissionalismo que os membros da Filarmônica possuem e estão ansiosos por compartilhar", diz o maestro. "É uma iniciativa digna de aplausos. Esperamos que ela se amplie e se fortaleça no objetivo de todos em apostar na Cultura como forma de transformação da sociedade", complementa Mechetti.

Em seu segundo ano de execução, o Programa Vale Música segue com o objetivo de incentivar a formação musical para crianças e jovens, por meio da criação de uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre os projetos musicais que a Vale patrocina por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. São parceiras do Programa Vale Música, a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto e a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Ao todo o Programa envolve mais de 240 profissionais e mais de mil estudantes.

 

"Há décadas a Vale investe em cultura e apoia ações que incentivam e fortalecem a música de concerto no Brasil. Nosso objetivo é que, por meio dessa rede colaborativa, as maiores orquestras do país possam passar adiante seu conhecimento deste universo para crianças e adolescentes e despertar sua atenção para novas oportunidades. Através de intercâmbios e residências artísticas, aprimoramos os estudos, ampliamos o repertório, a visão de mundo e refletimos sobre a nossa diversidade", explica Christiana Saldanha, gerente de Patrocínios da Vale.

Para o maestro titular da Orquestra Jovem Vale Música, do Vale Música Belém, Renan Cardoso, o intercâmbio entre os alunos e músicos de orquestras profissionais traz perspectivas diferentes para o futuro desses estudantes. "Estamos muitos felizes com esse novo intercâmbio que o Programa Vale Música está promovendo. A chegada da Filarmônica de Minas Gerais traz mais uma oportunidade de aprender com músicos que já percorreram palcos do mundo inteiro, e isso é maravilhoso. A gente aprende, mas também tem a chance de mostrar nosso talento. É uma experiência que com certeza vai influenciar diretamente no futuro da carreira de todos os alunos."

A estudante Gabrielly Souza, de 20 anos, é aluna do projeto Vale Música Belém há 10 anos e está participando das aulas com os professores da Filarmônica de Minas promovidas pelo Programa Vale Música. “Para mim, as aulas realizadas durante a pandemia contribuem não só com o ensino em si, mas é uma forma de manter os alunos integrados. Estamos com meses estendidos de quarentena por conta da pandemia. Então esse trabalho desenvolvido pelo Programa Vale Música e a Filarmônica de Minas Gerias foi de grande contribuição”, comenta.

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS