Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
26°
cotação atual R$

Notícias / Notícias Pará

SEGURANÇA

Informações do Disque Denúncia ajudam a elucidar crimes

sexta-feira, 31/07/2020, 07:56 - Atualizado em 31/07/2020, 08:09 - Autor: Denilson D'Almeida/Diário do Pará


Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa | Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Na última quarta-feira (29) foi estourado um apartamento que funcionava como casa de bingo e jogos de azar, na avenida Nazaré, em bairro homônimo, de Belém. Com base em investigações de denúncias para o canal 181, os policiais chegaram ao local, apreenderam 16 máquinas de bingo e detiveram três pessoas em flagrante.

O Disque Denúncia é um canal disponível à população que pode e deve fornecer informações sobre crimes iminentes e sobre ocorrências ilegais já consumadas. Outro canal que também pode ser utilizado pela sociedade é o WhatsApp do Disque Denúncia: (91) 98115-9181. As mensagens enviadas são recebidas pela atendente virtual, Iara (Inteligência Artificial Rápido e Anônimo) que desenvolve um diálogo a partir de informações solicitadas, para que os relatos possam ser apurados com o máximo de precisão. Por este canal também é possível enviar foto, vídeo e áudios que possam auxiliar nas investigações com total sigilo.

A Secretaria de Segurança Pública disponibiliza ainda o campo do chatbot (bate-papo), na parte inferior de todos os sites dos órgãos da área de segurança pública do Pará. Há também a oferta de formulário on-line para o recebimento de denúncias no site segup.pa.gov.br. Após o recebimento das informações e o preenchimento de protocolo, as denúncias são destinadas aos órgãos competentes.

Para atendimento de urgência e imediato, o contato deve ser feito com o Centro Integrado de Operações (CIOp), ligando para o canal do 190. Diretora do Disque Denúncia, delegada Márcia Contente frisa que as denúncias ao Disque Denúncia são gratuitas, sigilosas e anônimas. “É uma ferramenta de controle social na medida em que o cidadão intervém diretamente na prevenção das ações criminosas, nas soluções de crimes investigados pela polícia e assim contribui de forma contundente com a segurança”.

De janeiro a junho de 2020, foram computadas mais de 82 mil denúncias pelo canal 181, o que representa 87% das ligações feitas pela sociedade ao Disque Denúncia. De 27 de março até 30 de junho, quando os demais canais passaram a servir à população, foram registradas 11.579 denúncias via WhatsApp; 791, ChatBot; e 308 por Formulário Web.

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS