plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
MAIORIA JOVENS

Hospital tem aumento no atendimento de envolvidos em acidentes de trânsito

Esta semana pelo menos dois acidentes de trânsito resultaram em mortes na capital. No último domingo (26), a cantora Cleide Moraes morreu no acidente que envolveu a colisão entre dois carros na estrada de acesso a Mosqueiro (a PA-391). O motorista que pro

Imagem ilustrativa da notícia Hospital tem aumento no atendimento de envolvidos em acidentes de trânsito camera Segundo moradores da avenida Helio Gueiros, desrespeito à sinalizações são frequentes na via | Wagner Santana/Diário do Pará

Esta semana pelo menos dois acidentes de trânsito resultaram em mortes na capital. No último domingo (26), a cantora Cleide Moraes morreu no acidente que envolveu a colisão entre dois carros na estrada de acesso a Mosqueiro (a PA-391).

O motorista que provocou a tragédia estava embriagado. O caso já está na Justiça. Na quarta-feira (29), o policial militar Idemar Alves Dias Neto, de 35 anos, morreu vítima de um acidente na avenida Hélio Gueiros (antiga rodovia do 40 horas), em Ananindeua.

O número de acidentes de trânsito cresceu 36,41% na Região Metropolitana de Belém entre 2018 e 2019, segundo o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, em Ananindeua. A unidade é referência no atendimento de politraumatismo no Estado e no ano passado atendeu 4.389 vítimas de acidente de trânsito. Do total de entradas na unidade de Emergência, 1.838 foram de pessoas envolvidas em colisões entre veículos (carros e/ou motocicletas). Jovens entre 15 a 29 anos representam cerca de 40% de todos os atendimentos realizados na unidade em 2019 – sendo a maioria das vítimas. Em 2018, o total de atendimentos de vítimas de trânsito alcançou 2.778 internações.

Os dados do primeiro semestre deste ano também indicam um crescimento de quase 5% do número de pacientes envolvidos em acidentes de trânsito, no comparativo com o mesmo período do ano anterior. De 1º de janeiro de 2020 a 30 de junho de 2020, o HMUE atendeu 2.048 vítimas de acidentes de trânsito, enquanto que de janeiro a junho de 2019 este total foi de 1.952 atendimentos.

Isso sem contar os atendimentos que são feitos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Prontos-Socorros Municipais. A média de atendimento de vítimas de acidentes de trânsito pelo HMUE no primeiro semestre deste ano ficou em 11,22 por dia. Número bem parecido com a média registrada ao longo de todo o ano de 2019, quando quase 12 pacientes (11,96) deram entrada no hospital pelo mesmo motivo.

O coordenador de enfermagem do HMUE, Wellingthon Munhoz, pontuou que o excesso de velocidade e a direção de automóveis sob efeito de bebidas alcoólicas estão entre as principais causas dos acidentes em que as vítimas são levadas para o Metropolitano. “Esse mês de julho temos vários exemplos de acidentes em nossas estradas e a maioria ficou comprovado a ingestão de bebidas alcoólicas. Já na cidade, esse problema é presente também”, alertou.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias