plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
EMPREGOS

Indústria de cosméticos mineira vai implantar fábrica no Marajó

A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará recepcionou representantes da empresa mineira Fio Forte Indústria de Cosméticos e Extratos Vegetais, na última  segunda-feira (27), na sede da Codec, em Belém.O presidente da empresa, fabricante de uma

Imagem ilustrativa da notícia Indústria
de cosméticos mineira vai implantar fábrica no Marajó camera Diretor de Atração de Investimentos e Negócios da Codec, Manoel Ibiapina recepcionou os industriais mineiros na sede da Companhia | Divulgação

A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará recepcionou representantes da empresa mineira Fio Forte Indústria de Cosméticos e Extratos Vegetais, na última segunda-feira (27), na sede da Codec, em Belém.

O presidente da empresa, fabricante de uma extensa linha de produtos, José Antônio de Andrade, e o sócio, Charles Ferreira, manifestaram interesse em implantar, no Marajó, uma fábrica de extratos para a produção de óleos essenciais da Amazônia e de produtos derivados do arquipélago marajoara.

Com 18 anos de atuação e mais de 250 produtos no mercado, incluindo a fórmula do estimulante de crescimento capilar 'Imecap Hair', os empresários enfatizaram que a decisão pela implantação no Pará é estratégica.

A empresa já utiliza compostos químicos de origem paraense, mas, atualmente, eles são adquiridos de terceiros e isso encarece os produtos finais.

Com a fábrica no Marajó, que será implantada a partir da capacitação e do financiamento à cooperativa de Joanes, no município de Salvaterra, a empresa estima gerar cerca de 300 empregos, entre diretos e indiretos.

A produção da nova planta refinadora de óleos amazônicos atenderá os mercados externo e interno, principalmente a fábrica já existente da empresa em Minas Gerais, e poderá vir a abastecer, em uma segunda etapa do negócio, uma fábrica completa de cosméticos na região, duplicando a geração de empregos previstos e contribuindo ainda mais para o desenvolvimento do arquipélago do Marajó.

"A fábrica de extratos é o nosso primeiro objetivo, em razão da necessidade de garantia da matéria-prima, mas o projeto de indústria pode ser tocado concomitantemente", informou o presidente da empresa, José Antônio de Andrade.

Diretor de Atração de Investimentos e Negócios da Codec, Manoel Ibiapina ponderou que para além da produção de matéria-prima, uma das principais diretrizes do Governo do Pará, no campo econômico, é industrializar a produção, portanto a implantação da fábrica de extratos no Pará é significativa, mas poderá ser incrementada com a fabricação de toda a linha de produtos da empresa a partir do Pará.

Manoel Ibiapina explicou ainda que o projeto tem grandes potenciais e está alinhado às diretrizes do governo estadual para o desenvolvimento econômico, atendendo o objetivo de desenvolver a cadeia produtiva baseada na biodiversidade, com tecnologia e sustentabilidade.

"Observamos também que a possibilidade da fábrica vir a produzir produtos finais na região é uma oprtunidade vislumbrada pela empresa que certamente trará ainda mais desenvolvimento para o Marajó", frisou o diretor da Codec.

INCENTIVOS

Em uma segunda parte da agenda de trabalho, na sede da secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), com a presença do secretário adjunto, Carlos Ledo, e do secretário Operacional da Política de Incentivos, Danilo Gonçalves, os empresários conheceram os incentivos fiscais do Pará, para indústrias instaladas no Marajó, que preveem a possibilidade de isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no fornecimento, em operações internas, de insumos e na energia elétrica utilizada no processo produtivo, graças a um decreto assinado em março deste ano pelo governador Helder Barbalho.

Na Sedeme, também foram apresentados todos os benefícios e apoios institucionais que poderão ser acessados pela indústria de acordo com a legislação estadual e com alguns critérios básicos como agregação de valor, empregos diretos, inovação e sustentabilidade.

Para a efetiva implantação, a Fio Forte informou que fará um geomapeamento da região, a fim de conhecer todos os ativos exclusivos da floresta amazônica disponíveis para a produção, e então providenciará os maquinários necessários para o início das operações.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias