plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
AULA NA PANDEMIA

Projeto oferece reforço gratuito online para quem irá fazer o Enem

O Japiim Educação, cursinho popular a distância baseado no esclarecimento de dúvidas, foi lançado em junho para oferecer suporte a estudantes da rede pública de todo o Brasil que prestarão ENEM 2020. O projeto, que é totalmente online, tem como ferramenta

Imagem ilustrativa da notícia Projeto oferece reforço gratuito online para quem irá fazer o Enem camera Reprodução

O Japiim Educação, cursinho popular a distância baseado no esclarecimento de dúvidas, foi lançado em junho para oferecer suporte a estudantes da rede pública de todo o Brasil que prestarão ENEM 2020. O projeto, que é totalmente online, tem como ferramenta principal o aplicativo WhatsApp e também fornece materiais adaptados para LIBRAS.

Definido como uma central permanente para o ENEM, o Japiim Educação oferece aulas, materiais didáticos e plantão de dúvidas a pessoas que se encontram sem estrutura educacional, principalmente devido à necessidade de isolamento social causada pela pandemia do novo coronavírus.

O projeto foi idealizado pelos professores Oton Luna e Viviane Leite, graduados respectivamente em História e Letras pela Universidade Federal do Pará, e Adriane Campos, mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás. Os três atuam como docentes da central.

O projeto teve início com foco em Humanas e Linguagens e rapidamente cresceu com apoio de sua já extensa rede de contatos e divulgação por meio das redes sociais, alcançando outros instrutores voluntários. A partir dessa ampliação, o Japiim passou a ter professores que vivem em Belém, Castanhal e Manaus.

Todos os conteúdos são distribuídos nos grupos Japiim Humanas, Japiim Matemática, Japiim Naturais e Japiim Linguagens. Os materiais são, ainda, adaptados para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), e enviados para o quinto canal do projeto, Japiim Libras, dedicado aos alunos com deficiência auditiva.

Além disso, como forma de armazenamento dos materiais didáticos produzidos pelos professores, foram criadas turmas para cada disciplina no Google Sala de Aula, ferramenta que possibilita a visualização dos materiais em PDF sem necessidade de download. O espaço também funciona como um mural fixo e mantém a organização que não é possível pelo WhatsApp.

Todos os materiais, no entanto, continuam sendo disponibilizados diretamente nos grupos e chats privados para os que não possuem acesso a recursos da internet externos ao aplicativo de mensagens instantâneas.

O Japiim Educação é inteiramente gratuito e as inscrições estão abertas para alunos da rede pública de todo o país através do preenchimento do formulário em shorturl.at/mxVY6. Outras informações estão disponíveis no Instagram do projeto.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias