plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
TECNOLOGIA E GASTRONOMIA

Dissertação apresenta conserva de camarão-da-amazônia ao molho de tucupi e jambu

Uma dissertação defendida no Programa de Pós-Graduação em Biologia Ambiental (PPBA/Campus Bragança) na Universidade Federal do Pará (UFPA) está trazendo novidades para a gastronomia regional, em especial no nordeste paraense. De autoria do engenheiro de p

Imagem ilustrativa da notícia Dissertação apresenta conserva de camarão-da-amazônia ao molho de tucupi e jambu camera O trabalho foi defendido no Programa de Pós-Graduação em Biologia Ambiental (Campus Bragança) da UFPA. | Acervo da Pesquisa/UFPA

Uma dissertação defendida no Programa de Pós-Graduação em Biologia Ambiental (PPBA/Campus Bragança) na Universidade Federal do Pará (UFPA) está trazendo novidades para a gastronomia regional, em especial no nordeste paraense.

De autoria do engenheiro de pesca Keber Junior, a dissertação “Aproveitamento da biodiversidade e cultura alimentar amazônica: produção de conserva de camarão-da-amazônia ao molho de tucupi e jambu” consiste em associar tecnologia e conhecimento científico à cultura alimentar paraense.

O método utilizado consiste no enlatamento dos produtos. “Utilizamos quatro tratamentos no total: três deles (T1, T2 e T3) continham diferentes tempos de exposição ao calor - 15, 20 e 25 minutos, respectivamente. No último tratamento (T4), realizamos a conserva de camarão com casca, com 15 minutos de exposição”, explica o engenheiro.

As análises microbiológicas constataram que as conservas não apresentaram desenvolvimento de colônias bacterianas, o que confirmou a segurança alimentar do produto mesmo depois de 12 meses da produção, expondo a eficiência do processo de produção.

“Esses recursos podem ser explorados economicamente por indústrias artesanais da região, incentivando o desenvolvimento local com o uso de tecnologias e o aproveitamento econômico da biodiversidade”, defende Keber. “Acredito que o projeto tem muito potencial e, com algumas melhorias, poderemos obter um produto com melhor aceitação”, finaliza.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias