plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
FIQUE ATENTO

Mais de 52 mil já caíram em golpe de falso leilão de veículos

Os leilões de veículos na internet passaram a ser uma das alternativas para quem deseja adquirir o seu próprio meio de transporte, sendo possível comprar automóveis e motos com descontos significativos, em comparação aos preços comercializados no mercado

Imagem ilustrativa da notícia Mais de 52 mil já caíram em golpe de falso leilão de veículos camera No Pará, apenas uma empresa está autorizada pelo Detran para realizar leilões de veículos | Arquivo/Agencia Para

Os leilões de veículos na internet passaram a ser uma das alternativas para quem deseja adquirir o seu próprio meio de transporte, sendo possível comprar automóveis e motos com descontos significativos, em comparação aos preços comercializados no mercado comum de vendas. Porém, é preciso estar atento aos golpes que vêm sendo praticados constantemente por criminosos na internet.

A facilidade apresentada para realizar a compra com valores competitivos com o comércio tem atraído novas vítimas todos os dias. Segundo dados do DFNDR, laboratório especializado em segurança digital da PSafe, 819 páginas falsas na web que se passavam por sites autênticos de leilões de veículos já foram identificadas. Os números, obtidos através de um monitoramento iniciado no mês de junho, mostram ainda que foram detectados 52 mil acessos e compartilhamento desse tipo de golpe.

O site especializado identificou ainda a forma mais comum de atuação dos cibercriminosos, onde os golpistas induzem as pessoas a efetivarem o pagamento, o mais rápido possível, do lance dado nos supostos leilões. Ao realizarem o pagamento, o dinheiro cai diretamente em uma conta bancária, mas o veículo comprado não é entregue ao arrematador.

O diretor técnico-operacional do Departamento de Trânsito do Pará (Detran-PA), Bento Gouveia, diz que o primeiro passo para evitar cair em golpes dessa natureza é procurar pelas referências das empresas que organizam os leilões. “A primeira coisa a se fazer é ter certeza que aquele site que está sendo acessado é oficial e seguro, além de evitar fornecer logo de cara seus dados pessoais”, orienta o diretor.

PARÂMETRO

No caso do Detran-PA, apenas uma empresa está cadastrada e autorizada oficialmente pelo órgão a realizar os leilões de veículos, que já estão recolhidos há pelo menos seis meses. “Todas as informações sobre os nossos leilões são divulgadas com antecedência em nossos meios de comunicação oficiais. E para maior segurança, é preciso que o interessado em participar dos leilões entre no site para realizar um cadastro”, explica. O site é www.vipleiloes.com.br.

Gouveia lembra que nem sempre os valores pelos quais os veículos estão sendo leiloados podem servir como parâmetro para identificar se aquele leilão é um golpe ou não. “Até mesmo os nossos leilões iniciam com valores baixos, e ao final, dependendo de cada caso, podem terminar com um valor já esperado. Então, volto a repetir que o cuidado que se deve ter de fato, é procurar saber quais empresas estão aptas a realizar essas vendas”, disse.

Outra forma para que as pessoas possam verificar que realmente estão participando de um leilão verdadeiro, é a possibilidade de visita ao pátio onde os veículos ficam estacionados. “Com essa ferramenta da visitação nós damos uma margem de segurança para evitar que os compradores caiam em algum tipo de armadilha e o mesmo saia prejudicado”, diz Gouveia.

COMO FUNCIONA O LEILÃO

- A lista de veículos pode ser consultada no edital disponível no site

- Documentos necessários para cadastramento no site da organizadora:

Pessoa Física:

1) Documento oficial de identidade (com foto) CPF e/ou comprovante de emancipação, quando for o caso;

2) Comprovante de endereço atualizado com CEP.

Pessoa Jurídica:

1) Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral (emitido nos últimos 30 dias), CNPJ;

2) Registro Comercial, no caso de empresa individual; ato constitutivo, estatuto ou contrato social, e última alteração, em vigor, devidamente registrado, em se tratando de sociedades empresárias e, no caso de sociedade por ações, acompanhado de documentos de eleição de seus administradores;

3) Documento oficial de identidade (com foto) e CPF do representante legal.

Belém

Visitação: Nos dias 28 e 29, das 9h às 17h.

Local: Pátio VIP Leilões (Rodovia Alça Viária, Km 01, n°. 888, Bairro: São João, Marituba/PA)

Leilão: 30/07/2020, com início às 9h

Santarém

Visitação: Nos dias 28 e 29, das 9h às 17h.

Local: Pátio VIP Leilões (Ruan Santana, n° 474 entre as Ruas Maracangalha e 24 de Outubro. Bairro: Salé, Santarém/PA)

Leilão: 30/07/2020, com início logo após os veículos de Belém

Itaituba

Visitação: Nos dias 28 e 29, das 9h às 17h

Local: Pátio VIP Leilões ( Rodovia Transamazônica km 04, ao lado do Parque de exposição - Hélio da Mota Gueiros)

Leilão: 30/07/2020, com início logo após os veículos de Santarém

Marabá

Visitação: Nos dias 28 e 29, das 9h às 17h

Local: Pátio VIP Leilões (Rodovia BR 222 Km 03 - S/N Bairro: São Félix, Marabá/PA)

Leilão: 31/07/2020, às 9h

Parauapebas

Visitação: Nos dias 28 e 29, das 9h às 17h

Local: Pátio VIP Leilões (Rodovia Saruk Salmen, Km 04, Bairro: Zona Rural, Parauapebas/PA)

Leilão: 31/07/2020, com início logo após os veículos de Marabá

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias