plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
JOIAS DE FÉ

São José Liberto abre loja com joias inspiradas pelo Círio e a devoção mariana

Peças que possuem muito mais que pedras valiosas, mas que carregam um legado histórico e religioso. Assim são as joias inspiradas no Círio de Nazaré, que agora podem ser conferidas em um novo espaço dedicado à devoção mariana, inaugurado na última quinta-

Imagem ilustrativa da notícia São José Liberto abre loja com joias inspiradas pelo Círio e a devoção mariana camera O colar “Entrelaços de Maria”, da designer Celeste Heitmann (na foto em detalhe) é uma das peças da coleção. | Luan Neves/Divulgação

Peças que possuem muito mais que pedras valiosas, mas que carregam um legado histórico e religioso. Assim são as joias inspiradas no Círio de Nazaré, que agora podem ser conferidas em um novo espaço dedicado à devoção mariana, inaugurado na última quinta-feira, 23, no Polo Joalheiro, no Espaço São José Liberto, em Belém.

A loja Joias do Círio reúne mais de 800 peças de designers, empreendedores criativos, produtores e ourives paraenses que participam do Programa Polo Joalheiro do Pará. As peças resultam, principalmente, da coleção Joias de Nazaré, lançada ininterruptamente, sob uma temática diferente a cada ano.

Um dos grandes nomes ligados à criação de joias é o da artista plástica Celeste Heitmann, que integra o Programa Polo Joalheiro, além do Arranjo Produtivo Local de Moda, Design e Indústria do Vestuário. Nascida em Lisboa (Portugal), ela diz que adotou a devoção à Virgem de Nazaré sem deixar de amar Nossa Senhora de Fátima, que inspiram muitas de suas peças.

Em prata, o amor à Nossa Senhora de Nazaré transparece em peças exclusivas, cunhadas com ametista, citrino ou outras gemas. “As minhas peças são sempre como fruto de devoção à Maria, em agradecimento por tudo, e principalmente, neste período, pela saúde. Inspirada nessa devoção, eu crio as peças e as entrego ao ourives, que introduz a técnica da aquarela para dentro na joia”, explica.

Músicos querem que prefeitura libere som ao vivo em bares de Belém

Live vai homenagear Ilha de Mosqueiro neste sábado (25)

Apaixonada por artes desde os 12 anos de idade, Celeste também explora sua criatividade em telas a óleo, pintura em seda, madeira, vidro, porcelana e texturas especiais, com obras em acervos de museus e coleções particulares no Brasil e no exterior, além de atuar como designer de bolsas.

“Já tem uns 18 anos que eu pinto tela com Nossa Senhora, inspirada no cartaz do Círio. Em 2018, a Diretoria me convidou para fazer a criação de uma joia inspirada em Nossa Senhora e acabei fazendo o manto dela e o selo oficial do Círio também. Isso tudo foi um grande presente para mim, com um significado único”, conta ela.

São José Liberto abre loja com joias inspiradas pelo Círio e a devoção mariana
📷 |Divulgação

GRANDE ACERVO

Incluindo as peças de Celeste, a nova loja no São José Liberto reúne em seu acervo peças de 17 empresas formais e 15 empreendedores criativos, sendo 11 designers, 3 produtores e 1 ourives. São mais de 800 peças à disposição, onde podem ser encontrados itens minimalistas e peças grandiosas, todos com referência à fé, ao amor mariano, às promessas, aos brinquedos de miriti, à corda do Círio, às fitinhas e todos os outros elementos que fazem parte do imaginário da religiosidade paraense.

Dentro desse conjunto, se destacam peças em ouro, prata, com gemas minerais e técnicas de ourivesaria clássica, além das técnicas genuinamente paraenses, como a incrustação paraense.

“Eu sou uma grande apaixonada por Nossa Senhora de Nazaré. Esse espaço terá uma coleção muito linda. As pessoas levarão para casa um design lindo, que além da joia em si, tem uma história. Não é simplesmente a prata e o ouro, mas é o que tem por trás da concepção da criação”, festeja Celeste.

CONHEÇA

Loja Joias do Círio

Funcionamento: De terça a sábado, de 10h às 16h, e aos domingos, de 10h às 14h

Onde: Espaço São José Liberto (Polo Joalheiro - Praça Amazonas)

Informações: (91) 3344-3500

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias