plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
SAÚDE

Paciente grave da Covid-19, que fez parto cesárea enquanto estava entubada, recebe alta

A paciente Débora Aline Pacheco Canto, de 24 anos, natural de Juruti, recebeu alta na quinta-feira (23), após se recuperar do coronavírus no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), gerenciado pela Pró-Saúde em Santarém. A jovem deu entrada na unidade

Imagem ilustrativa da notícia Paciente grave da Covid-19, que fez parto cesárea enquanto estava entubada, recebe alta camera Divulgação

A paciente Débora Aline Pacheco Canto, de 24 anos, natural de Juruti, recebeu alta na quinta-feira (23), após se recuperar do coronavírus no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), gerenciado pela Pró-Saúde em Santarém. A jovem deu entrada na unidade no dia 7 de julho, grávida de 38 semanas e em estado grave. Agora, é 140ª paciente grave confirmada para o novo coronavírus (Covid-19) a receber alta no hospital.

Ao chegar, a paciente precisou ser entubada e, já no dia seguinte, a equipe médica optou por fazer parto cesariana, para a salvar a vida da mãe e do bebê. “Após as medidas iniciais na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), estabilizamos a paciente e à submetemos a uma cesariana, que foi um sucesso. A equipe multiprofissional da Pró-Saúde com atuação no HRBA, conseguiu reverter o quadro inicial, que era muito grave e de alto risco para a mãe e o bebê”, explica o médico coordenador da UTI Adulto do HRBA, Antônio Carlos Silva.

O Hospital Regional do Baixo Amazonas é uma unidade de saúde pública pertencente ao Governo do Pará, referência para casos graves do novo coronavírus na região oeste do Pará. “O hospital está capacitado para enfrentar situações como essa. Temos uma equipe multiprofissional muito bem treinada para gravidez de alto risco. Isso nos deu tranquilidade e celeridade no processo de decisão, focando em um atendimento humanizado e resolutivo”, ressalta o diretor Técnico, Epifanio Pereira.

Na saída do hospital, Débora foi homenageada pelos profissionais do HRBA, familiares e amigos, com um corredor de aplausos. “É uma sensação inexplicável. Passei tantos dias ruim, eu cheguei a imaginar que não sairia viva. Hoje, acredito que renasci, vencer a Covid-19 é como ter uma nova data de nascimento”, disse Débora emocionada.

Segurando um cartaz que dizia: “Deus ouviu nosso clamor”, a mãe da paciente, Eliene Canto, não conteve as lágrimas e correu para abraçar a filha assim que a viu. “Eu senti o agir de Deus. Minha filha e meu neto são milagres de Deus. Felicidade é pouco perto do que estou sentindo. É gratidão demais”, conta.

O bebê, chamado pela mãe de Maurício, nasceu no dia 8 de julho, às 15h. Hoje, a criança segue sob cuidados médicos na UTI Neonatal do HRBA, mas apresenta bom quadro clínico e deve receber alta nos próximos dias.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias