plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ELEIÇÕES 2020

PSOL anuncia Edmilson Rodrigues como pré-candidato à prefeitura de Belém

O Diretório Municipal do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) aprovou a pré-candidatura de Edmilson Rodrigues a prefeito de Belém nas eleições 2020. A decisão foi tomada em reunião virtual na noite da última quinta-feira (16).. Ainda de acordo com a nota

Imagem ilustrativa da notícia PSOL anuncia Edmilson Rodrigues como pré-candidato à prefeitura de Belém camera Reprodução Câmara dos Deputados

O Diretório Municipal do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) aprovou a pré-candidatura de Edmilson Rodrigues a prefeito de Belém nas eleições 2020. A decisão foi tomada em reunião virtual na noite da última quinta-feira (16)..

Ainda de acordo com a nota do PSOL, a candidatura teve composição autorizada com os seguintes partidos: PT, PDT, REDE, PCB, UP e PCdoB. Desses, já confirmaram aliança com o PSOL as direções e diretórios das cinco primeiras legendas.

O PT indicou como candidata à vice da chapa a ex-vereadora Ivanise Coelho Gasparin. "O diálogo segue com o PCdoB e também com outras agremiações que possam vir a compor o movimento cívico que sustentará a candidatura de Edmilson", afirma o PSOL, por meio do texto de divulgação.

Ao ter a pré-candidatura confirmada, Edmilson celebrou o voto de confiança depositado nele pelo diretório do PSOL e pelos demais partidos que podem compor a aliança.

“Na união com o povo, devolveremos a esperança e a dignidade para a população de Belém”, disse Edmilson, após ter sua pré-candidatura anunciada.

Edmilson Rodrigues é belenense, de 63 anos, e atualmente é deputado federal pelo segundo mandato consecutivo. Ele foi o mais votado no estado nas eleições de 2018, com 184.042 votos, sendo que, já na eleição de 2014, foi o campeão de votos a esse cargo eletivo na Região Metropolitana de Belém, com 170.604 votos.

Edmilson também foi prefeito da capital paraense por dois mandatos, entre os anos de 1997 e 2004, e, segundo o PSOL, “imprimiu uma gestão de participação popular e com uma série de ações voltadas às camadas mais pobres da população, com destaque àquelas que proporcionaram oportunidades de acesso a crédito e capacitação profissional, acesso à água tratada e esgoto, asfaltamento de ruas da periferia, editais de incentivo à cultura e projetos de educação com arte, esporte e lazer a crianças e adolescentes”.

Edmilson também foi deputado estadual por três mandatos: entre os anos de 1987 a 1994 e de 2011 a 2014.

O PSOL também divulgou uma resolução política que embasa a escolha da pré-candidatura de Edmilson. Leia na íntegra.

“A decisão do Diretório Municipal do PSOL de Belém considerou que Edmilson Rodrigues tem real possibilidade de vitória na representação do projeto de mudança almejado pela maioria da população belenense, que enfrenta 16 anos de abandono da cidade.

Ainda, o nome do pré-candidato surge como importante representação frente à atual conjuntura brasileira marcada pela crise sanitária, econômica, social e política; o mandato neofacista de Jair Bolsonaro à frente da Presidência da República; e a necessidade de organização popular para a afirmação de um desenvolvimento fundamentado na justiça social, democracia e justiça socioambiental e no combate às desigualdades.

Cenário esse que impõe a necessidade de formação de um amplo leque partidário e social de caráter popular e anti-Bolsonarista empenhado em satisfazer as mais sentidas necessidades da população com a construção de uma campanha que se converta em um verdadeiro movimento cívico capaz de conquistar corações e mentes.

Por isso, além da aliança com os partidos já mencionados, o PSOL também autorizou o diálogo com mais partidos e movimentos sociais e cívicos contra as opressões e a favor do direito à cidade”.

CURRÍCULO

Edmilson é professor efetivo da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Fundador e primeiro presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do Pará (Sintepp).

Graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com especialização em Desenvolvimento de Áreas Amazônicas pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA)/UFPA, além de ter Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento pelo NAEA/UFPA e Doutorado em Ciências - Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP).

Palestrante e autor de cerca de 17 livros publicados, Edmilson também é sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP) na cadeira de número 61, tendo como patrono o historiador Ernesto Cruz, desde 2017.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias