plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
EDUCAÇÃO

Escolas particulares dizem que não irão penalizar alunos durante pandemia

O retorno das aulas presenciais em escolas públicas e particulares no Pará ainda não tem uma data definida. Contudo, o Sindicato das Escolas Particulares do Estado do Pará (Sinepe), está com um planejamento pronto para colocar em prática quando as ativida

Imagem ilustrativa da notícia Escolas particulares dizem que não irão penalizar alunos durante pandemia camera Enquanto aguardam definição de reabertura, escolas particulares se arrumam para retorno | Wagner Almeida

O retorno das aulas presenciais em escolas públicas e particulares no Pará ainda não tem uma data definida. Contudo, o Sindicato das Escolas Particulares do Estado do Pará (Sinepe), está com um planejamento pronto para colocar em prática quando as atividades forem retomadas. Na semana passada, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou um parecer recomendando às instituições públicas e privadas que evitem efetuar a reprovação dos estudantes no ano de 2020 por causa da pandemia do novo coronavírus.

O documento do CNE faz outras sugestões para organizar a volta às aulas no país. Dentre elas, está a possibilidade de antecipar o início do ano letivo de 2021 para recuperar a defasagem de aprendizagem ao longo deste ano. E prevê ainda que as famílias mantenham atividades não presenciais em casa, em situações específicas, como a existência de comorbidades.

Para Beatriz Padovani, presidente do Sinepe/Pará, a tendência é de que o segmento de escolas privadas encontre mecanismos para não penalizar os déficits de aprendizagem no ano letivo de 2020. “Se esses mecanismos seguirão essa lógica do Conselho Nacional ainda é cedo para afirmar. Depende de quando será o retorno presencial e uma série de outras questões, incluindo uma lei federal que está tramitando no Congresso e que deve regulamentar a carga horária mínima nas escolas, vai determinar sobre a possibilidade de convergir em um só os anos letivos 2020 e 2021 e outras questões específicas da educação infantil”, pontua.

A representante da entidade ressaltou que as escolas privadas vão dar soluções diferenciadas e que têm autonomia para deliberar quanto aos seus critérios de avaliação e promoção dos alunos. “Todos os mecanismos de flexibilização são interessantes para se enfrentar uma pandemia. As escolas da rede privada já fizeram investimentos, se prepararam e agora aguardam uma definição das autoridades competentes. De modo geral, o segmento privado está preparado para retomar com segurança as aulas, se isso ocorrer em agosto”, disse ela, acrescentando que as escolas vão analisar o parecer e outras definições nacionais para saber como incorporar e se vão incorporar essas recomendações.

DEFASAGEM

Além disso, Beatriz lembrou que eventuais prejuízos com a defasagem de aprendizagem, devido à suspensão das aulas presenciais e adoção de aulas on-line, devem ser detectados de forma individualizada, ou seja, avaliando a situação de cada aluno, promovendo avaliações diagnósticas. “Tanto a rede pública quanto privada terão de realizar processos de recuperação desses conteúdos, que podem ter sido prejudicados. No retorno às aulas presenciais terá de ser feito o trabalho coletivo e o individual com os alunos. A escola vai precisa ter essa capacidade de apoio mais individualizada”, afirmou.

A entidade pleiteia que as aulas sejam retomadas em agosto, desde que isso seja possível no âmbito da saúde. Segundo a presidente, o pior dos cenários é o abandono escolar. Por isso, a entidade recomenda aos pais que não desfaçam o vínculo do aluno com a escola. “Esse processo não foi planejado. Ou seja, vamos ter naturalmente uma perda, porque tirei o aluno de dentro da escola e não tive o mesmo desempenho, com perdas de socialização e conteúdo. Tão logo seja possível retomar as aulas será melhor para ambas as partes. Teremos que trabalhar dentro da possibilidade, com segurança, preservando a vida”, declarou.

SEDUC

Através de nota, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informou que o retorno das aulas presenciais está previsto para 3 de agosto, porém dependerá da liberação das autoridades sanitárias. Sobre a recomendação do CNE, a Seduc informou que ainda trabalha com a perspectiva das avaliações letivas dos alunos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias