plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
MOSTRA

Exposição virtual constrói reflexões sobre arte e a cidade em tempo de espaços culturais fechados

Doze artistas compõem a exposição virtual “Diálogos no Silêncio”, que abre às 21h de hoje, se prolongando até o mês de setembro. A mostra reúne obras do acervo do Espaço Cultural Candeeiro, e inaugura o seu perfil no Facebook.A iniciativa é da artista plá

Imagem ilustrativa da notícia Exposição virtual constrói reflexões sobre arte e a cidade em tempo de espaços culturais fechados camera A mostra reúne obras de doze artistas do acervo do Espaço Cultural Candeeiro, que teve sua abertura adiada por conta da pandemia. | Divulgação

Doze artistas compõem a exposição virtual “Diálogos no Silêncio”, que abre às 21h de hoje, se prolongando até o mês de setembro. A mostra reúne obras do acervo do Espaço Cultural Candeeiro, e inaugura o seu perfil no Facebook.

A iniciativa é da artista plástica paraense Heldilene Reale e do fotógrafo cearense Natan Garcia, que fazem uma live esta noite, marcando a abertura da mostra. Além da relação afetiva que os dois construíram na vida, o casal uniu forças para montar a galeria que conta com espaço para exposições e um café, com previsão de funcionamento presencial futuro. “Eu e meu companheiro, Natan, depois de reunirmos obras ao longo da vida ou por meio de doações, resolvemos expor essas peças ao público, mesmo que agora seja da forma virtual”, conta a curadora, que teve de adiar a inauguração da galeria e reformular os planos devido à crise sanitária provocada pelo novo coronavírus.

Pintura, fotografias, gravuras e um objeto são as obras a serem apresentadas ao público. Os artistas foram escolhidos tendo como propósito o diálogo gerado entre suas obras. “Quis trazer obras que produzissem um diálogo estético e conceitual entre elas. No silêncio que essa obra proporciona, o espectador é surpreendido pelos ecos provocados pelas peças artísticas, porque elas criam um barulho ensurdecedor”, considera a curadora.

Foi assim que reuniram no mesmo ambiente virtual trabalhos de Beatriz Paiva, Cleidy Lopes, Ernesto Bonato, Ionaldo Rodrigues, Luciana Magno, Martin Perez, Nayara Jinknss, Octavio Cardoso, Paulo Meira, PP. Condurú, Rosângela Brito e Yan Belém.

Projeto vai beneficiar entidades e coletivos culturais durante a pandemia

Marisa Brito em versão introspectiva e sombria

A partir da abertura da exposição, Heldilene diz que a proposta é proporcionar o “encontro” dos expositores com o público, no formato on-line. “A ideia é favorecer o diálogo. A mostra tem esse título porque queremos apontar para a necessidade de refletir sobre espaços que possibilitem a reconstrução da memória com a cidade. Estamos na Cidade Velha, que está cercada de espaços culturais. A nossa proposta é ativar esses lugares, é de alguma forma comunicar, dialogar a arte. É importante pensar que estamos nos comunicando, através do trabalho desses artistas que estão na exposição”, explica Heldilene.

Agregar é a palavra que a curadoria pensa quando se fala sobre o Espaço Candeeiro. “Acredito que devemos pensar na cidade de uma forma mais colaborativa, sobre como podemos pensar nesse lugar de fala, não apenas criticando o que não funciona nela, mas agregando, criando possibilidades e diálogos com a cidade”, afirma.

Exposição

“Diálogos do Silêncio”

Abertura: Hoje, às 21h, com live com Heldilene Reale e Natan Garcia

Visitação: Até setembro

Onde: Facebook.com/ candeeirogaleriacafe

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias