plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
NEGÓCIOS

Vendas de bebidas alcoólicas crescem durante o isolamento

Desde o início da pandemia e com as medidas de isolamento social, a rotina dos paraenses sofreu mudanças abruptas, que interferiu diretamente em diversos hábitos da população. Um desses é o de frequentar os bares e restaurantes, e o consumo de bebidas alc

Imagem ilustrativa da notícia Vendas de bebidas alcoólicas crescem durante o isolamento camera O aumento nas vendas de bebidas em mercados e depósitos chegou a 20% | Wagner Santana

Desde o início da pandemia e com as medidas de isolamento social, a rotina dos paraenses sofreu mudanças abruptas, que interferiu diretamente em diversos hábitos da população. Um desses é o de frequentar os bares e restaurantes, e o consumo de bebidas alcoólicas. O jeito foi consumir o produto dentro de casa.

“Na verdade, as indústrias de bebidas sofreram queda nas vendas. Mas para os supermercados foi o contrário. As vendas subiram. Agora, elas aumentaram porque os bares fecharam e as pessoas compram para consumir em casa. Não é que se beba mais na pandemia. O consumidor segue sua rotina, mas a disponibilidade de locais diminuiu”, acredita o presidente de Associação Paraense de Supermercados (Aspas), Jorge Portugal.

Portugal diz que a corrida para os supermercados foi algo natural. E os preços também caíram. “Houve um aumento aproximado de 20% nas vendas de bebidas. Por conta disso, como os supermercados já trabalharam com suas margens de venda, alguns puderam baixar preços. Às vezes é uma promoção da marca, e o supermercado repassa ao consumidor. Bebida é que nem o feijão. Na entressafra ele sobe. Na safra desce”.reitera.

DEPÓSITOS

O comerciante Cléo Moreira trabalha há 37 anos no ramo de bebidas, no bairro da Pedreira. Ele calcula que as vendas melhoraram, bem acima da média, ainda que por força de uma pandemia. “Durante esse período as vendas aumentaram. De certo modo, a pandemia contribuiu, porque os bares fecharam e as pessoas recorrem mais a outros meios para consumir em casa”.

A preocupação do comerciante passou a ser outra, além do preço. “Já passamos, às vezes, a ter problema com algumas distribuidoras que encontram dificuldade para repor estoque. As vezes nosso estoque acaba rápido e para repor acabam surgindo algumas dificuldades”, relata.

BARES E RESTAURANTES

l Desde o dia 1º de julho, a Prefeitura de Belém liberou o funcionamento de bares, restaurantes e lanchonetes na capital. Outros setores que já retornaram ou foram liberados, com restrições, estão o comércio informal, os shopping centers, incluindo as praças de alimentação. Os estabelecimentos estavam fechados desde o dia 21 de março. O funcionamento será com 40% da capacidade, e o horário de funcionamento de 11h às 15h e de 19h às 23h.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias