Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
31°
cotação atual R$

Notícias / Notícias Pará

SENSAÇÃO DE ALÍVIO

Pará apresenta queda na taxa de retransmissão do coronavírus, aponta pesquisa

quinta-feira, 02/07/2020, 18:01 - Atualizado em 02/07/2020, 18:01 - Autor: Com informações do UOL


| Fernando Araújo/Diário do Pará

O Pará está entre os estados brasileiros que apresentaram diminuição na taxa de retransmissão do coronavírus. Os dados fazem parte de uma pesquisa do projeto Covid-19 Analytics, feito em parceria pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Durante as pesquisas, os cientistas usaram cálculos considerando o Rt, que mede a taxa de retransmissão do vírus. Quando ela apresenta um número abaixo de 1, significa que a média de pessoas contaminadas por um infectado está abaixo de uma. Esse resultado indica uma redução no ritmo da pandemia. 

Além do Pará, outros estados que também estão com taxa inferior a um são o Acre, Amapá, Amazonas, Ceará e Maranhão. O estado da Paraíba fechou o mês de junho com taxa igual a um. 

Em contrapartida, os estados da Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Roraima, Rio Grande do Sul e Santa Catarina tiveram alta de taxa entre os dias 31 de maio e 30 de junho. Roraima, de acordo com o cálculo, apresenta a maior taxa do país, 1,92. 

Leia mais:

Norte é a única região a ter queda de mortes por coronavírus

Pará tem 203 novos casos e 24 óbitos de Covid-19

Os dados mostram que o mês de julho pode apresentar uma situação de alívio para os estados que estão com a taxa baixa, destacou Gabriel Vasconcelos, pesquisador da Universidade da Califórnia e do Núcleo de Análise Estatística de Dados da PUC-Rio. 

"Alguns estados podem dizer que o pior já passou e apresentam taxas de contaminação consistentemente abaixo de um e uma queda forte no número de mortes por dia. São seis estados que apresentam taxa de contaminação abaixo de um, mas o destaque maior vai para esses quatro", explicou o pesquisador.

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS