Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
25°
cotação atual R$

Notícias / Notícias Pará

EQUILÍBRIO

Como aliar saúde e estética no período de verão e pandemia

quinta-feira, 02/07/2020, 11:28 - Atualizado em 02/07/2020, 13:09 - Autor: Bruna Dias


Lollie Coelho segue em isolamento social.
Lollie Coelho segue em isolamento social. | Acervo Pessoal

 

Os últimos de três meses foram os mais importantes na batalha contra a pandemia de Covid-19. O isolamento e restrições sociais no Brasil e no mundo trouxeram uma maior atenção a saúde do corpo e da mente. Com a chegada do coronavírus no Pará, em março, ficamos em casa e muitas excedemos com a qualidade e quantidade dos alimentos ingeridos, muitas pessoas deixaram a atividade física de lado e se permitiram relaxar mais.

Com a chegada de julho e do verão, vieram com ele o conhecido "sol escaldante" e abertura parcial de alguns ambientes de lazer. Com isso, as pessoas voltam a se preocupar mais com a saúde e com a estética, e começam a aparecer alguns alertas dos excessos cometidos.

O Dr. Wagner Andrade, gastrocirurgião e nutrólogo, alerta para os resultados deixados nesses 90 dias. O médico explica que “tontura, dor de cabeça, aumento do peso e da gordura corporal, sonolência, elevação da pressão arterial, fadiga, indisposição e até febre”, são alguns sinais que o corpo dá que merecem atenção para possíveis doenças.

Um dos principais inimigos no isolamento certamente foi o excesso na ingestão de fast food, frituras, enlatados e industrializados, que de acordo com o médico “podem acarretar obesidade, diabetes, hipertensão arterial, infarto agudo do miocárdio, elevação de colesterol e triglicerídios, além de aumentar a inflamação no organismo”.

Dr. Wagner Andrade, Gastrocirurgia / Nutrologia
Dr. Wagner Andrade, Gastrocirurgia / Nutrologia Wagner Santana
 

Agora, para muitas pessoas começa a corrida por perder peso, que pode ser mais um inimigo para o bom funcionamento do corpo. Neste mesmo panorama, nas redes sociais e ao alcance das mãos estão dezenas de procedimentos, remédios e treinos que enchem os olhos dos internautas. As ações vendem a ideia de resultados rápidos, mas que precisam de atenção.

A digital influencer Lollie Coelho (@lolliecoelho ) relaxou na quarentena, mas está tranquila com a sua forma física. “O isolamento social já é um processo doloroso para a gente, ficar longe de quem gostamos principalmente, então tento sempre viver a minha vida com equilíbrio. Se hoje eu me excedi na alimentação, amanhã eu tento pegar mais leve”, explicou.

Em isolamento social total ao lado dos pais e da filha, Lollie tem encontrado na meditação e na yoga uma forma de levar leveza para a sua vida e tranquilidade mental. “Aliado a espiritualidade, eu faço a ingestão na maioria das vezes de alimentos como legumes, verduras, tomo shot para imunidade e outras coisas. Mesmo sentindo falta de exercícios físicos, ainda não me sinto segura para sair de casa, vou esperar voltar para as atividades mais para frente. Enquanto isso vou tentar continuar minha rotina de um dia de pizza e outro de salada (risos)”, finalizou.

Com um amplo quintal, Lollie tem aproveitado esse período para se curtir.
Com um amplo quintal, Lollie tem aproveitado esse período para se curtir. Acervo Pessoal
 

Dar prioridade aos alimentos naturais é o grande desafia do mundo atual, onde muitos têm a facilidade de ter alimentos industrializados ao alcance das mãos. O Dr. Wagner Andrade deu algumas dicas do que deve ser levado em questão nesse momento em que muitas pessoas estão voltando a sua rotina.

“A maioria das pessoas se beneficia com mudanças na dieta e no estilo de vida. As pessoas devem beber água, cerca de 2 litros ao dia e chás diuréticos (cavalinha, hibisco, chá verde...); praticar atividade física regular; diminuir a ingesta de sal; ingerir alimentos ricos em água; evitar os alimentos enlatados, embutidos e multiprocessados; maior ingestão de fibras (frutas com casca, verduras, legumes, cereais integrais, etc.), de alimentos com propriedades laxativas (mamão e ameixa) e de suplementos com fibras”, disse.

Outra questão que merece muita atenção é o uso de medicamentos que prometem a magreza ideal em um período de tempo curto. As digitais influencers fazem publicidade desse tipo de produto e muitas delas contam suas experiências que acabam encantando que está do outro lado da tela.

“Isso está completamente errado! Não há fórmula mágica para perder peso. Cada pessoa precisa ter o seu tratamento individualizado e recomendado por um profissional do ramo. Essas pessoas não têm conhecimentos científicos para estarem indicando determinados remédios. É preciso ter cuidado com essas fórmulas manipuladas que podem conter substâncias que a pessoa pode nem saber que está tomando. Por isso, é importante sempre prestar atenção na composição desses produtos. Diante disso, essas divulgações podem ser perigosas”, explicou o médico.

Mesmo com a livre circulação desses medicamentos, e com a composição na embalagem, não ocorre o registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que é reguladora desses medicamentos.

Belém, Pará, Brasil. Cidade. Entrevista sobre o Projeto Verão com o Dr. Wagner Andrade. 26-06-2020. Foto-Wagner Santana/Diário do Pará.
Belém, Pará, Brasil. Cidade. Entrevista sobre o Projeto Verão com o Dr. Wagner Andrade. 26-06-2020. Foto-Wagner Santana/Diário do Pará. FOTO-WAGNER SANTANA.
 

“Todo medicamento deve ser prescrito por um médico. Então, as pessoas que querem emagrecer, devem procurar profissionais capacitados para realizar um acompanhamento e, assim, evitar quaisquer problemas que possam surgir em decorrência da automedicação. Dentre esses possíveis problemas, podemos citar a perda excessiva de peso, anorexia, alterações do humor, depressão, efeito sanfona, insônia, taquicardia, entre outros”, acrescentou.

Vale lembrar ainda, que não é necessário cometer loucuras quando se fala de saúde, é sempre importante ter um acompanhamento médico e perseverança. “Passar longos períodos sem comer absolutamente nada ajuda, sim, a emagrecer mais rápido. No entanto, a longo prazo, tanta restrição alimentar pode ser prejudicial a saúde. A ausência de nutrientes, a longo prazo, pode acarretar alterações importantes ao organismo, como queda ou enfraquecimento do cabelo, constipação intestinal, osteoporose, anemia, desidratação, atividade mental comprometida, dificuldade de concentração, ansiedade e irritação”, finalizou o Dr. Wagner Andrade.

PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS

Associar uma alimentação saudável, atividade física a procedimentos estéticos com certeza ajudará o corpo a encontrar um resultado mais rápido ao desejado por quem preza o físico. Os mais variados tipos de procedimentos e tratamentos podem ser encontrados nas clínicas de Belém.

A fisioterapeuta Aline Leal, dona da clínica Aline Leal Estética Avançada, tem sentido a corrida do verão. Muitas pessoas estão procurando o local para voltar a forma que tinham antes de começar o isolamento social ou até mesmo para melhorar sua forma física.

“As pessoas estão procurando a clínica em busca dos procedimentos mais rápidos, já que começou a corrida para o verão e muitas pessoas querem se sentir mais feliz com o seu corpo. Se sentir bonita fisicamente ajuda diretamente ao bem-estar de casa um”, disse a fisioterapeuta.

Sem mágica, mas com bons resultados, a fisioterapeuta indica alguns procedimentos que podem trazer a solução mais imediata para quem quer eliminar alguma gordura que causa descontentamento no seu corpo.

Fisioterapeuta Aline Leal
Fisioterapeuta Aline Leal Tiago Sarame
 

Sempre aliado a outros procedimentos, a drenagem linfática continua sendo a queridinha da mulherada. Com o objetivo é O procedimento melhora a circulação geral do corpo, além e relaxar o corpo. Pode atuar de forma mais discreta no combate a gordura localizada, já que ajuda a aumentar o metabolismo do local.

A criolipólise é a nova paixão do mundo da estética. A técnica pode até assustar, mas o resultado de eliminação de gordura é incrível. Não invasivo, a criolipólise congela as células de gordura.

De acordo com Aline Leal, uma ou duas sessões já apresentam bons resultados. “A técnica é o resfriamento que é capaz de destruir células de gordura. Uma manta protege a área para que não ocorra qualquer dano a pele”, disse.

As enzimas também continuam em alta. Com os mais diferentes objetivos e substâncias, o processo aplica o liquido local e promete resultados únicos para cada paciente, desde a perda de peso até a definição muscular. Saiba mais:

 

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS