plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 33°
cotação atual R$


home
RETOMADA

Restaurantes de Belém reabrem com baixo movimento

Os cardápios continuam o mesmo, mas a disposição e forma de atendimentos estão totalmente diferentes nos restaurantes da parte continental de Belém, que receberam autorização para reabrir desde ontem, por meio de decreto municipal. Quem saiu de casa para

Imagem ilustrativa da notícia Restaurantes de Belém reabrem com baixo movimento camera Estabelecimentos se adaptaram às medidas previstas no decreto | Antonio Melo

Os cardápios continuam o mesmo, mas a disposição e forma de atendimentos estão totalmente diferentes nos restaurantes da parte continental de Belém, que receberam autorização para reabrir desde ontem, por meio de decreto municipal. Quem saiu de casa para matar a saudade desses ambientes encontrou protocolos do distanciamento entre as mesas em dois metros, limitação de apenas 40% da capacidade do espaço e disponibilização de álcool em gel aos clientes, entre outras medidas de prevenção à Covid-19.

No restaurante Égua Du Boteco, localizado no bairro da Pedreira, que participou do festival Estrela Azul do DIÁRIO, todos os protocolos de prevenção determinados pelo decreto foram seguidos a risca. O estabelecimento disponibilizou álcool gel 70% em recipientes sobre as mesas, para que os clientes pudessem fazer a higienização das mãos constantemente, além dos colaboradores estarem devidamente com itens de proteção.

Dentro do restaurante, a arrumação das mesas, que estavam rigorosamente a dois metros de uma da outra, indicava o cuidado com o distanciamento. Das 50 mesas do restaurante, apenas 20 estavam disponíveis. “Essa é a forma que foi determinada e estamos seguindo de maneira fiel. O movimento ainda é tímido, mas nesse final de semana tenho certeza de que mais pessoas vão comparecer e seguiremos seguindo os protocolos”, disse o proprietário Sérgio Henrique.

Apesar das formas de funcionamento dos restaurantes seguirem medidas de prevenção contra o novo coronavírus previstas no decreto municipal, o método pareceu estranhos aos clientes, mas todos estavam cientes da necessidade. “Passamos três meses sem esses encontros, agora temos de aproveitar. Com cuidado, mas temos de aproveitar essa reabertura”, disse Paula Lopes, 34.

“Ainda não é do jeito que queremos, que é reunir amigos para fazer aquela aglomeração bem amigável e festiva, mas é o que temos. Seguir essas medidas relacionados a como os restaurantes devem funcionar tem o objetivo de conter ainda mais essa doença. Isso tudo vai passar e vamos voltar a aglomerar, em breve, seja nos restaurantes e outros ambientes”, comentou Angela Assunção, 33, empresária.

ESTAÇÃO

Se a saudade de reunir era grande, sobretudo na Estação das Docas, que reúne um complexo de restaurantes, um dos principais pontos turísticos gastronômicos de Belém, que estava fechado desde março, também reabriu a partir de ontem, por meio do decreto municipal.

Apesar da permissão para funcionamento, o espaço registrou pouca movimentação, mas com atenção a todas as normas de prevenção ao novo coronavírus. Em ambas as entradas, funcionários da Estação recebiam os clientes com termômetro digital e recomendavam o uso de álcool em gel.

Apenas quatro dos restaurantes do complexo reabriram aos clientes durante a noite de ontem; os demais mantiveram as cadeiras sobre as mesas. Entretanto, os estabelecimentos que abriram seguiram as normas de prevenção com garçons usando máscaras e protetor facial, além de disponibilizar álcool em gel aos clientes e cuidados no preparo e serviço dos alimentos.

O espaço reuniu também poucas pessoas, que nem de longe lembram os tempos fora da pandemia. Mas, os que foram à Estação das Docas puderam matar saudades de se reunir, mesmo que fosse entre poucos amigos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias