plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
FIM DA QUADRA

Conheça São Marçal: o último dos santos do mês junino

O último dia de junho marca o fim da quadra junina, mas o que pouca gente sabe é que no trigésimo dia do mês se celebra um santo que remete a tradição do período.Pelo calendário da igreja católica, a quarta-feira (30), se celebra Protomártires da Igreja d

Imagem ilustrativa da notícia Conheça São Marçal: o último dos santos do mês junino camera Divulgação / Maranhão

O último dia de junho marca o fim da quadra junina, mas o que pouca gente sabe é que no trigésimo dia do mês se celebra um santo que remete a tradição do período.

Pelo calendário da igreja católica, a quarta-feira (30), se celebra Protomártires da Igreja de Roma, porém a data de hoje se remete a um santo que apesar de não ser reconhecido pela igreja, é considerado pela forte ligação popular com a quadra junina: São Marçal.

A história de São Marçal se remete a Roma e as regiões de Aquitânia e Gália, mas foi martirizado no século III depois de Cristo e anos depois se tornou bastante cultuado na época medieval pelos seus bravos feitos.

Apesar de não ser considerado santo, a imagem de São Marçal carrega consigo objetos utilizados por sacerdotes como báculo, capa magna e mitra, itens litúrgicos usados em celebrações solenes.

No Brasil, a imagem de São Marçal é celebrado com fogueiras de paneiros e palhas secas no dia de sua festa, comemorada todo dia 30 de junho, o que encerra os festejos juninos.

Em São Luís do Maranhão, um monumento foi erguido em sua homenagem dada a popularidade de seus festejos, que todos os anos costumam reunir milhares de pessoas, no bairro do João Paulo.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias