Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
30°
cotação atual R$

Notícias / Notícias Pará

FIM DA QUADRA

Conheça São Marçal: o último dos santos do mês junino

terça-feira, 30/06/2020, 16:48 - Atualizado em 30/06/2020, 16:48 - Autor: Diego Beckman


| Divulgação / Maranhão

O último dia de junho marca o fim da quadra junina, mas o que pouca gente sabe é que no trigésimo dia do mês se celebra um santo que remete a tradição do período.

Pelo calendário da igreja católica, a quarta-feira (30), se celebra Protomártires da Igreja de Roma, porém a data de hoje se remete a um santo que apesar de não ser reconhecido pela igreja, é considerado pela forte ligação popular com a quadra junina: São Marçal.

A história de São Marçal se remete a Roma e as regiões de Aquitânia e Gália, mas foi martirizado no século III depois de Cristo e anos depois se tornou bastante cultuado na época medieval pelos seus bravos feitos.

Apesar de não ser considerado santo, a imagem de São Marçal carrega consigo objetos utilizados por sacerdotes como báculo, capa magna e mitra, itens litúrgicos usados em celebrações solenes.

No Brasil, a imagem de São Marçal é celebrado com fogueiras de paneiros e palhas secas no dia de sua festa, comemorada todo dia 30 de junho, o que encerra os festejos juninos.

Em São Luís do Maranhão, um monumento foi erguido em sua homenagem dada a popularidade de seus festejos, que todos os anos costumam reunir milhares de pessoas, no bairro do João Paulo.

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS