plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
GASTRONOMIA

Prorrogado: Festival Estrela Azul faz sucesso e é só elogios 

Após ser prorrogado, festival será realizado até esta terça-feira, recebendo muitos elogios por parte de donos de restaurantes participantes e chefs, além de deixar uma marca muito positiva na área da gastronomia

Imagem ilustrativa da notícia Prorrogado: Festival Estrela Azul faz sucesso e é só elogios  camera Brasileirinho | Mauro Ângelo

Trinta e sete dias de festival e 24 restaurantes participantes. O resultado foi uma grande ação inédita até então, que mobilizou e auxiliou o setor da gastronomia, em crise há mais de 3 meses, desde o início da pandemia do novo coronavírus, causada pelo fechamento das unidades físicas em razão do isolamento social.

O Festival Gastronômico Estrela Azul Delivery chegará ao seu final na próxima terça-feira. No dia 24/05 o festival iniciou com 20 e encerrará com 24 restaurantes participantes. O sucesso foi tamanho que a maioria dos estabelecimentos topou prorrogar o festival por mais 6 dias. O prazo inicial para encerramento era o último dia 24.

O restaurante Brasileirinho participou de todas as edições do Festival Estrela Azul. Alexandre Barros, chef e proprietário do estabelecimento, ressalta que a versão delivery proporcionou uma experiência inovadora, contagiante e exemplo de amor ao próximo. Praticamente a metade dos pratos do festival vendidos pelo restaurante foi de uma pessoa mandando para outra: filhos presentearam pais; pais mandaram para os filhos; amigos e irmãos trocaram menus.

“O festival acabou se tornando um canal de compartilhamento de amor e carinho. As pessoas não podiam se abraçar, mas podiam presentear pessoas queridas através do alimento que nos traz memórias afetivas, prazer e conforta a alma. E para nós, ter feito parte de tudo isso foi muito gratificante”, relata o chef.

“Creio que para o segmento esse evento foi importantíssimo, pois nenhuma atividade econômica foi tão prejudicada quanto a nossa que há mais de 90 dias está impossibilitada de ser exercida. Que venham muitos festivais. Vida longa ao Estrela Azul!”, afirma.

De entrada o restaurante oferece guioza de maniçoba; filé de filhote frito no tucupi com jambu, ervas regionais, farinha de Bragança e arroz como prato principal; e delícia de banana com canela de sobremesa.

O Avuado Restaurante entrou no festival com o evento quase na reta final. “Levamos um tempo maior para elaborar um prato que casasse bem para o evento, mas a demora compensou. Vamos participar apenas 10 dias, mas já podemos dizer que deu muito certo!”, coloca Erick Guimarães, proprietário.

Ele considera o projeto fantástico. “Somos um restaurante artesanal que serve comida regional amazônica, um pouco mais elaborada, mas um festival como o que o DIÁRIO promove é fundamental para divulgar a nossa culinária. Que bom que foi prorrogado”.

Para a entrada o restaurante preparou 2 bolinhos de peixe com massa de macaxeira. Como prato principal o avuado de filhote com arroz e creme de camarão. Para finalizar uma mousse de manga como sobremesa.

Avuado
📷 Avuado |Divulgação

A empresária Ana Maria Borges, gerente dos restaurantes Buiagu e Hun Caboco avalia que o Festival Estrela Azul Delivery significou muito para os restaurantes participantes. “Em um momento difícil pelo qual estamos passando, com vários restaurantes sendo obrigados a fechar as portas muitos conseguiram se manter vivos no mercado graças ao festival”, afirma.

Ela diz que a modalidade delivery era algo totalmente novo nos dois estabelecimentos. “Tivemos quase 90% do nosso delivery de pedidos vindos do Estrela Azul. Isso foi muito significativo, pois conseguimos manter grande parte do nosso quadro de funcionários e a possibilidade de voltar com toda a força”.

Ana Maria diz que a média semanal de vendas foi bastante significativa e a prorrogação do festival foi um alívio. “Teremos a possibilidade de divulgar mais ainda a nossa culinária e ter mais um fôlego financeiro em meio a essa crise econômica que a pandemia trouxe. Somos muito gratos por participar mais um ano desse evento fantástico. Esperamos que em outubro tenhamos outro. Dessa vez com os restaurantes abertos”, torce.

Do menu do Hun Caboco consta: “pastel do Oliveira” (pastel aberto com creme de camarão) de entrada; pirarucu com coco queimado (pirarucu fresco defumado com purê de coco queimado e farofa de banana); e maria mole de bacuri com tapioca e calda de hibisco.

Prorrogado: Festival Estrela Azul faz sucesso e é só elogios 
📷 |Wagner Santana

Já o Buiagu preparou de entrada caranguejo refogado com biju de farofa e caviar de pimenta; como prato principal sorrentino de queijo do Marajó com castanha e file à paillard com molho branco; e de sobremesa creme de cacau com nibs brulee.

 Buiagu
📷 Buiagu |Wagner Santana

Natasha Paiva, uma das sócias do Sushi Boulevard destaca que com a entrada do menu do Festival Estrela Azul na plataforma do delivery do restaurante, os clientes tiveram a oportunidade de degustar “itens primes” por um valor acessível. “O custo benefício e a qualidade do produto foram muito evidenciados pelos clientes em nossas redes sociais”, diz.

 Sushi Boulevard
📷 Sushi Boulevard |Wagner Almeida

“Só temos a agradecer a oportunidade de estarmos entre os restaurantes selecionados pelo projeto. Ano que vem certamente gostaríamos de fortalecer ainda mais essa parceria, uma vez que esse projeto é a cara do Sushi Boulevard”, declara.

O menu do sushi é composto por 3 rolinhos primaveras com mix de camarão e queijo (entrada); 10 peças de uramaki especial Philadelphia + 5 peças de hotroll Philadelfia (prato principal); e harumaki de banana com chocolate (sobremesa)

Serviço

Restaurantes participantes do Festival gastronômico Estrela Azul Delivery

1. Mango

2. Manjar das Garças

3. Brasileirinho

4. Boteco do Camarão

5. Pizza do Macaco

6. Sweet by Bebel Lima

7. Moquén

8. Pastel Pai D’égua

9. Ver-o-Açaí

10. Confraria Tucuruvi

11. Sushi Boulevard

12. Beto Salomão

13. Hun Caboco

14. Buiagu

15. Santa Chicória

16. Point do Açaí

17. Égua du Buteco

18. Famiglia D’Itália

19. Boteco Arsenal

20. Famiglia Sicília

21. A Forneria

22. Égua do Carango

23. Santé Saudável

24. Avuado

Como funciona e como participar

Participam 24 restaurantes, a maioria premiado com o “Troféu Estrela Azul”

O cardápio é desenvolvido por conceituados chefs, exclusivamente para o festival

O menu é composto por entrada, prato principal e sobremesa, a um preço bem em conta: apenas R$ 59,90, o mesmo do festival de 2019

As entregas são feitas pelos próprios restaurantes, por aplicativos ou por conta própria, WhatsApp ou telefone fixo. Cada restaurante determina se faz entrega grátis ou cobra taxas normais de delivery

O público pode conferir os restaurantes participantes e os cardápios de cada um no site e no Instagram @festivalestrelaazul

Prorrogado: Festival Estrela Azul faz sucesso e é só elogios 
📷 |Divulgação
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias