Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
31°
cotação atual R$

Notícias / Notícias Pará

SIMPLICIDADE

Fotógrafa faz mostra on-line com registros da rotina em casa na quarentena

sábado, 27/06/2020, 11:23 - Atualizado em 27/06/2020, 11:22 - Autor: Aline Rodrigues


Fabíola selecionou 56 imagens, todas feitas pelo celular, dentro de casa, e em preto e branco.
Fabíola selecionou 56 imagens, todas feitas pelo celular, dentro de casa, e em preto e branco. | Fabíola Tuma/Divulgação

São 56 imagens, em grupos de quatro, que se registram objetos, expressões, locais da casa, tudo com criatividade e simplicidade. Assim é “Mobile Home”, primeira exposição on-line de Fabíola Tuma, que estará disponível de forma virtual a partir das 19h de hoje, nas redes sociais da fotógrafa.

“A inspiração dessa exposição foram momentos de silêncio e acolhimento da quarentena. Momentos cotidianos. Como a rotina se voltou para a casa, observei muito tudo que me cercava com um olhar sensível e atento. A inspiração é a rotina diária dentro de casa, a simplicidade das coisas e objetos que tenho, momentos que nunca havia parado para pensar”, explica Fabíola.

Utilizando o celular, a fotógrafa lança o olhar sobre essa rotina do distanciamento social, mostrando que todos nós podemos enxergar arte nas coisas mais simples, todos podemos ter fontes de inspiração. Basta parar e observar.

Basílica Santuário promove recital sacro on-line em prol de obras sociais da igreja

Página reunirá empreendedores LGBTQIA+ paraenses em dois dias de live

As fotografias são todas em preto e branco, todas feitas por celular, todas dentro de casa. “É uma forma de mostrar que mesmo pela câmera do celular podemos ver arte, beleza, sensibilidade no dia a dia, de forma simples”, diz. “Apesar de estarmos passando por um momento difícil, a arte é sempre um refúgio e ajuda a enfrentar parte de nossos problemas”, completa.

CASO DE AMOR

Além de ser seu trabalho, Fabíola Tuma enxerga a fotografia como uma terapia e amor, por isso faz questão de expor o que faz, mas também incentivar outros a descobrir essa arte, inclusive dando aulas. E é com esse sentido de compartilhar que ela vê a importância de fazer essa mostra on-line, que ficará disponível por duas semanas. “É sempre a expectativa de levar amor pela arte, que muitas pessoas sejam alcançadas. Friozinho na barriga de sempre! Foi um trabalho bem longo durante minha rotina na quarentena. Percebi que o isolamento nos volta muito para o que é essencial em nossa vida, seja pela presença ou falta diária de pessoas ou coisas que amamos fazer. Foi um momento de muito trabalho em casa, mas também de muita reflexão”, conta a fotografa.

Com formação em Direito, Fabíola descobriu a fotografia, após alguns cursos e mudou de rumo ao receber muitos incentivos de professores que também enxergaram o seu talento. “Sou muito feliz com minha escolha. As minhas memórias sempre foram ligadas à questão visual, por isso o interesse na fotografia. Após um tempo de transição de carreira, me estabeleci na fotografia profissional e estou abrindo um estúdio próprio este mês. No começo, foi bem difícil essa transição, sair de uma carreira tradicional para a arte, um sistema de estudo e trabalho completamente diferentes, mas me adaptei à nova vida e estou no lugar onde escolhi”, comemora Fabíola.

CONFIRA

Exposição “Mobile Home”, de Fabíola Tuma

Quando: A partir de hoje, às 19h.

Onde: www.fabiolatumafotografia.com.br,

Facebook.com/Fabiolatumafotografia e Instagram.com/fabiolatumafotografia

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS