plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
RIQUEZA REGIONAL

Plantio de açaí pode garantir mais de 100% de lucro para agricultores paraenses

O plantio de açaí em Magalhães Barata, no nordeste do estado, pode representar um lucro de mais de 100%, sem exigir manutenção árdua ou dedicação exclusiva, com venda direta no próprio município.A iniciativa tem sido apoiada pelo escritório local da Empre

Imagem ilustrativa da notícia Plantio de açaí pode garantir mais de 100% de lucro para agricultores paraenses camera Os agricultores podem diversificar as atividades e programar a geração de renda. | Ascom/Emater

O plantio de açaí em Magalhães Barata, no nordeste do estado, pode representar um lucro de mais de 100%, sem exigir manutenção árdua ou dedicação exclusiva, com venda direta no próprio município.

A iniciativa tem sido apoiada pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater). O objetivo é que os agricultores diversifiquem as atividades e programem geração de renda.

“A gente até diz que o açaí, com o mercado mais do que certo, certíssimo na região, é uma espécie de aposentadoria garantida para as famílias. A partir do plantio, podem tanto vender in natura, como agroindustrializado. Não falta comprador. E, com o tempo, podem selecionar sementes e expandir a área de plantio”, destaca o chefe do escritório local da Emater, o técnico em agropecuária Raimundo Silva.

Prefeitura de Belém some com contratos e despesas para a covid-19 do Portal da Transparência

Polícia faz operação contra violência e o tráfico de drogas em Ananindeua

Procon fiscaliza distribuidoras de gás em Belém

Além disso, as famílias têm à disposição, no quintal de onde vivem, um dos principais alimentos do costume paraense: “É uma questão de incremento de renda, mas também de segurança alimentar. Quem planta açaí tem à mesa um açaí de qualidade. Fora que açaí sempre valoriza a propriedade”, aponta.

A principal referência no momento é a propriedade de Raimundo Reis (mais conhecido como “Raimundão”), na Comunidade de Biteua. São dois mil pés de açaí da variedade “chumbinho”, consorciados em cinco hectares com mil pés de maracujá. A expectativa é que o agricultor comece a colher o açaí em no máximo dois anos.

Plantio de açaí pode garantir mais de 100% de lucro para agricultores paraenses
📷 |Ascom/Emater

Em quatro anos sendo atendido pela Emater, Raimundão, natural do município vizinho de Castanhal e aportado em Magalhães Barata sem conhecer nada ou ninguém, evoluiu do zero para uma propriedade superprodutiva: junto com o açaí e o maracujá, ele trabalha com mais de 50 canteiros de hortaliças (alface, cheiro-verde, couve, etc).

Por meio da Emater, a unidade familiar de produção agrária (UFPA) do agricultor é uma das beneficiárias do Projeto Piloto, da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), pelo qual é prestado atendimento mais direcionado, para aumento da capacidade produtiva e de comercialização.

Influência - Hoje em dia, mais de 20 outros agricultores da Comunidade de Biteua, inspirados na história de Raimundão com a Emater, já começaram a aplicar técnicas e tecnologias na área de hortifrutigranjeiro e estão sendo orientados sobre a possibilidade de açaí, consorciando culturas de ciclos médio e longo.

“Com capacitação contínua e mobilização, inclusive no sentido de associativismo e cooperativismo, as famílias poderão melhorar a própria alimentação, abastecer as demandas do município e, por fim, exportar para a região de Castanhal e de Belém”, projeta Raimundo Silva.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias