plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
SAÚDE

Xingu recebe mais 3,5 mil mosquiteiros para combate à malária

Mais 3,5 mil mosquiteiros impregnados com inseticida para combater a transmissão da malária foram entregues na região do Xingu, pela Norte Energia - empreendedora da Usina Hidrelétrica Belo Monte -, localizada no sudoeste paraense, na manhã da última segu

Imagem ilustrativa da notícia Xingu recebe mais 3,5 mil mosquiteiros para combate à malária camera Norte Energia entrega mais 3,5 mil mosquiteiros para combate à malária no Xingu. | Divulgação

Mais 3,5 mil mosquiteiros impregnados com inseticida para combater a transmissão da malária foram entregues na região do Xingu, pela Norte Energia - empreendedora da Usina Hidrelétrica Belo Monte -, localizada no sudoeste paraense, na manhã da última segunda-feira (22).

Com esta iniciativa, a empresa totaliza a doação de 29,5 mil mosquiteiros, sendo 7 mil neste ano, ao 10º Centro Regional da Secretaria de Saúde Pública do Estado do Pará (Sespa), em Altamira, que é responsável por distribuir o material aos municípios da região.

Para a coordenadora de saúde pública da Norte Energia, Gecilda Lima, essas ações são essenciais para a manutenção dos resultados positivos alcançados pelo Programa de Ação para Controle da Malária (PACM) que, segundo o Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde (Sivep), em 2019, registrou queda de 94% no número de casos da doença na região em comparação com 2011, ano de implantação da UHE Belo Monte.

“Enfrentamos um momento de pandemia e temos apoiado os municípios no enfrentamento à Covid-19, mas não podemos nos descuidar da vigilância das doenças existentes na nossa região e essa doação reforça o compromisso da empresa também no combate à malária” afirma a coordenadora.

Nos últimos anos, além dos 29,5 mil mosquiteiros impregnados com inseticidas de longa duração, a empresa doou 24,2 mil kits de testes rápidos de malária e outros insumos aos municípios que integram o Programa.

Para Maurício Nascimento, diretor da Regional da Sespa, as ações realizadas pelo PACM são fundamentais para o controle da doença na região.

“Com essa parceria entre a Norte Energia e o Governo do Estado, vamos conseguir manter o resultado positivo, reduzindo a malária na região do Xingu”, garantiu o gestor.

Desde 2011 as ações do PACM, criado pela empresa e coordenado pelo 10º Centro Regional da Sespa, em parceria com as secretarias municipais de saúde, têm registrado importantes resultados, como a redução histórica da doença em até 99% nas cinco cidades influenciadas diretamente por Belo Monte – Altamira, Anapu, Brasil Novo, Senador José Porfírio e Vitória do Xingu, além de Pacajá.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias