Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
26°
cotação atual R$

Notícias / Notícias Pará

ABANDONO

Monumento histórico é destruído na Praça da República

terça-feira, 23/06/2020, 07:47 - Atualizado em 23/06/2020, 07:58 - Autor: Pryscila Soares


Há cerca de um mês, parte de um conjunto de pilares situado na Praça da República, no centro da capital, foi derrubada por galhos de uma árvore, durante forte chuva. Até hoje a situação permanece do mesmo jeito
Há cerca de um mês, parte de um conjunto de pilares situado na Praça da República, no centro da capital, foi derrubada por galhos de uma árvore, durante forte chuva. Até hoje a situação permanece do mesmo jeito | Wagner Santana

Uma imagem de um conjunto de pilares danificados, situado na Praça da República, em Belém, chamou a atenção de usuários do Facebook após ser publicada na página “Nostalgia Belém”, no último domingo (21). A reportagem do DIÁRIO esteve no local na tarde de ontem e constatou que dos oito pilares,seis foram destruídos.

De acordo com a Prefeitura de Belém, o monumento histórico foi danificado há cerca de um mês, quando galhos de uma árvore da praçacaíram sobre a estrutura.

O incidente ocorreu durante o período de lockdown, em maio passado, quando a praça foi isolada para não receber visitação. Devido a uma forte chuva, os galhos de uma árvore de grande porte caíram e atingiram os pilares.

 

A Prefeitura de Belém avaliou o monumento e informou que vai iniciar os serviços somente em julho
A Prefeitura de Belém avaliou o monumento e informou que vai iniciar os serviços somente em julho Wagner Santana
 

A informação foi confirmada por um vendedor ambulante e um funcionário da prefeitura. Ambos trabalham naquela área da praça, que foi reformada e entregue em novembro de 2017. “Tem um mês que aconteceu. Foi numa quinta-feira, antes de finalizar o lockdown. Depois vieram podar os galhos da árvore e ficaram de voltar para ajeitar (os pilares). É uma árvore antiga”, comentou Carlos Augusto Cordeiro, 60, vendedor quetrabalha na praça há 15 anos.

A estrutura deve começar a receber os reparos somente a partir de julho, conforme previsão da Prefeitura de Belém, que, por meio da Seurb, informou que realizou a avaliação do monumento e que providencia a contratação de empresa especializada para recuperá-lo. “Além de construção civil, o trabalho envolve o restauro da arquitetura do monumento histórico, bem como acompanhamento de órgãos de proteção patrimonial. A previsão de início dos serviços é no próximo mês”, informou por meio de nota.

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS